Menu

Menu

Notícias

A inovação de dentro para fora: COPLACANA estuda novas tecnologias para os cooperados

Tempo de Leitura: 2 min

Envie para seus amigos

Clima, tecnologia, conectividade, manejo eficiente e mão de obra foram os principais desafios elencados por produtores rurais em uma pesquisa do Avance, o hub de inovação da COPLACANA.

Com o intuito de propor projetos que solucionem os problemas enfrentados no campo, o time do hub visitou, em 19 de abril, a Zeus, focada em pesquisa e desenvolvimento de hardwares e softwares de suporte no campo.

Na visita à empresa, especialista em clima e seus impactos dentro das lavouras, foram levantadas as tecnologias viáveis que possibilitam, por meio de inteligência agroclimática, analisar, em tempo real, dados meteorológicos.

O encontro foi importante para formação de futuras parcerias voltadas à inteligência agroclimática na coleta, processamento e análises em tempo real de mudanças climáticas – informações valiosas para uma tomada de decisão mais assertiva e segura.

Comitê de Inovação

Instituído pelo Conselho de Administração no início de 2023, o Comitê de Inovação da COPLACANA, formado por colaboradores de diversas áreas, iniciou as atividades em março.

A ideia, conforme a Analista de Inovação, Stella Collegari, é que o colaborador seja menos operacional e traga sugestões de melhorias no dia a dia.

Com a desburocratização da cooperativa e consequente eficiência operacional, o atendimento ao cooperado ficará muito mais ágil.

Alinhados a estes propósitos, desde então, o Sponsor (executivo), Klever Coral; Francisco Severino, Gerente de Técnicas Agronômicas; Cesar Benatto, Gerente de Suprimentos; Marcos Soeiro, Gerente Corporativo de DHO; Julienne Bedoni, Coordenadora do Jurídico; Fabio Carini, Gerente Financeiro; Fabio Christofoletti, Gerente de Tecnologia da Informação (Infraestrutura); Rubem Drews, Gerente de Logística; Agentes de Inovação, Mariane Natera e Stella Collegari; e Michele Dorelli, Analista de Comunicação Interna, vem realizando diversas atividades, dentre elas visitas a outras empresas de inovação.

O objetivo dos encontros, na Inovabra, ambiente de coinovação do Bradesco, e na Brain Inteligência Estratégica, foi desenvolver a cultura de inovação na COPLACANA, ainda mais neste momento de transformação do projeto SAP.

“Elas fazem parte do ecossistema de inovação nacional, no qual temos participação ativa. Trocamos informações, passando nossa experiência, e conhecemos a atuação desses outros hubs”, ressaltou Klever Coral.

Mariane acrescentou, ainda, que, durante as visitas, surgiram várias reflexões sobre modelos de cultura de inovação.

“A ideia é aproximar o colaborador desse mundo. Este ano, os gerentes, diretores e Conselho membros do comitê puderam acompanhar isso mais de perto. Nossa missão é propor projetos que tragam mais inovação e agilidade de processos internos. Vamos, a cada dia, construir o futuro da COPLACANA e apoiar os cooperados e colaboradores para crescerem juntos.”