Referência nacional e internacional, a COPLACANA é destaque em artigo publicado em abril, na revista AgriEngineering, do MDPI, Suíça.
Escrito por Francisco Severino, Gerente de Técnicas Agronômicas, Daniel Christofoletti, Consultor de Técnicas Agronômicas, e outros profissionais, o texto foi gerado por meio de pesquisa realizada no âmbito do convênio COPLACANA e Embrapa – solução de inovação 2.
O estudo que motivou a escrita da publicação teve como objetivo desenvolver um modelo de previsão para a produção de cana-de-açúcar com base em dados extraídos de imagens aéreas, obtidas de drones ou satélites, permitindo o rastreamento preciso de desenvolvimento de plantas no campo.
“Com meu background na área de pesquisa, através dos meus estudos de mestrado e doutorado, sempre acreditei no valor dessa parceria COPLACANA e Embrapa. A publicação do artigo em um periódico de relevância internacional traz um reconhecimento fantástico ao trabalho realizado por mim e pela minha equipe”, salientou Francisco Severino.
Além disso, ele fez questão de ressaltar o brilhante desempenho do Daniel.
“Foi uma oportunidade também para o Daniel ter essa exposição e reconhecimento pelo seu trabalho nos experimentos. Sem essa parceria isso não seria possível. Sabemos a importância de se promover a pesquisa através de parcerias. Isso vai muito ao encontro do modelo de inovação aberta com o qual a cooperativa trabalha”, disse.
Profissional e pessoalmente, Francisco sente-se orgulhoso em ver que o fruto do trabalho na cooperativa ultrapassou as fronteiras brasileiras.
“É inspirador. A publicação desse artigo me faz acreditar que a cooperativa pode, sim, ser um importante agente de inovação e desenvolvimento agropecuário e que eu posso ajudar a COPLACANA a ser destaque nesse movimento. O meu trabalho, junto com a equipe da cooperativa e os pesquisadores da Embrapa, fez a diferença.”
Julio Cezar Souza Vasconcelos, da Faped (Fundação de Apoio a Pesquisa e ao Desenvolvimento), Eduardo Antonio Speranza, da Embrapa Digital Agriculture, e Geraldo Magela de Almeida Cançado também assinam o relevante artigo.
MDPI
Pioneiro na publicação acadêmica de acesso aberto, o MDPI apoia as comunidades acadêmicas desde 1996.
Com sede em Basel, Suíça, tem a missão de promover o intercâmbio científico aberto, em todas as formas e em todas as disciplinas.