Em uma história que se entrelaça com a própria trajetória da COPLACANA, o produtor de grãos Francisco Manoel Borsato, de Rio das Pedras/SP, viu sua produção de soja dar um salto de 80% em relação à safra 23/24 após a instalação de um pivô de irrigação COPLACANA Lindsay em sua propriedade.
A iniciativa, pioneira para a cooperativa, evidencia o potencial da tecnologia para transformar a agricultura e garantir maior rentabilidade aos agricultores.
Natural de Rio das Pedras/SP, Francisco, fundador da Sociedade Agrícola Borsato, tem a agricultura no sangue.
De Limeira/SP, seu pai Manoel trabalhou como colono cultivando cana, dedicando sua vida ao campo, e a COPLACANA sempre esteve presente na família.
“Meu tio José foi cooperado, meu irmão também, então minha cooperação foi consequência”, afirmou o produtor.
Essa relação de longa data com a cooperativa garante a Francisco todo o suporte necessário para tomar decisões estratégicas para sua propriedade.
A tecnologia a serviço da produtividade
A decisão de investir em irrigação em 58 hectares da propriedade Sítio Bela Vista surgiu da busca por maior eficiência e rentabilidade na produção.
“O pivô traz muitos benefícios, entre eles o aumento de faturamento na mesma área. O investimento em irrigação surgiu da ideia de gerar mais receita na mesma terra”, explicou Francisco.
A tecnologia permite um controle preciso da quantidade de água aplicada, otimizando o uso desse recurso e garantindo uma produção mais uniforme e de alta qualidade, além de um manejo mais preciso da água, evitando o excesso de aplicação e a lixiviação de nutrientes – o que contribui para a preservação do solo e dos recursos hídricos.
Com o pivô, o produtor pode plantar após o vazio sanitário sem depender das chuvas.
“Ligamos ele dependendo da necessidade, mas principalmente na fase reprodutiva”, afirmou Chico, como é conhecido.
A tecnologia FieldNET Advisor, que possibilita o controle do pivô pelo celular, facilita ainda mais o manejo da irrigação.
Basta inserir o tipo de cultura, o híbrido e o intervalo de datas, e o FieldNET Advisor combinará automaticamente esses dados com mapas do solo, informações meteorológicas localizadas e dados históricos do campo.
Em seguida, ele monitorará o crescimento da cultura e a profundidade das raízes para monitorar a umidade do solo e prever as necessidades futuras de água da sua cultura – fazendo recomendações de irrigação visando atingir o máximo de produtividade.
Os resultados obtidos com essa solução são expressivos.
Na lavoura de soja, a área irrigada apresentou um aumento de 80% na produção em relação à safra 23/24, na comparação com as áreas de sequeiro.
Essa diferença é significativa e demonstra o potencial da tecnologia para aumentar a produtividade e a rentabilidade das propriedades rurais.
Com a experiência adquirida com a irrigação, Manoel já pensa em expandir o sistema para outras áreas de sua propriedade.
O caso de sucesso de Francisco Manoel Borsato é um exemplo para outros produtores.
A irrigação, combinada com outras tecnologias e práticas de manejo, pode transformar a agricultura, tornando-a mais eficiente, sustentável e rentável.
Sucessão familiar
Francisco tem dois filhos, Felipe e Gustavo, que estão envolvidos com a gestão da propriedade.
“Meus filhos me procuram bastante para planejamento e técnica, mas eu fico, hoje, no apoio, não estou tanto na ativa”, afirma o produtor.
Com a irrigação, Borsato garante um futuro mais promissor para sua família e para a agricultura.
A COPLACANA desempenhou um papel fundamental nesse processo de transformação.
A cooperativa ofereceu todo o suporte técnico necessário para a implantação do sistema de irrigação, além de fornecer insumos de qualidade e condições comerciais vantajosas.
“Sem a cooperativa, os produtos mudam de patamar, pois ela é uma balizadora de preços”, afirmou Francisco.
“Ela ajuda muito o produtor, em todos os sentidos. A COPLACANA cresceu bastante com o passar dos anos. Ela alavanca a agricultura.”
A implantação de sistemas de irrigação em uma região gera diversos impactos positivos na economia local.
Aumento da produção agrícola, geração de empregos, desenvolvimento de novas tecnologias e maior renda para os produtores são apenas alguns dos benefícios.