Menu

Menu

COPLACANA Convida

Perspectivas do mercado de soja e milho: 11 aprendizados da palestra da COPLACANA

Tempo de Leitura: 2 min

Envie para seus amigos

Para embasar cooperados da COPLACANA, produtores de grãos, e muni-los de informações, a cooperativa realizou, nas noites de 6 e 12 de dezembro, no Pesqueiro do Ézio e no Auditório da matriz, em Taquarituba/SP e em Piracicaba/SP, respectivamente, palestras reveladoras sobre os fundamentos e perspectivas do mercado de soja e milho.

As exposições ofereceram uma visão abrangente e detalhada das tendências do mercado de soja e milho, destacando a importância de fatores climáticos, safras e a dinâmica internacional na formação dos preços.

Em sua fala na abertura do evento, Fabio Veloso, Diretor de Operações, mencionou as evoluções e o crescimento da área de recebimento de grãos da COPLACANA, com estrutura e equipamentos mais avançados.

“São melhorias que tornam a operação mais eficaz. Esse encontro se tornará uma tradição em todos. É um momento especial para revermos e conversarmos com os amigos”, disse.

Ministrada por Guilherme Picelli Bernardinelli, Consultor em Gerenciamento de Riscos, a apresentação trouxe à tona 11 aprendizados cruciais para os participantes.

Fique por dentro:

Soja: rumo a uma supersafra

  1. Balanço mundial confortável: o equilíbrio entre oferta e demanda global da soja é o mais confortável dos últimos anos, proporcionando estabilidade ao mercado.
  2. Riscos climáticos na América do Sul: apesar do cenário tranquilo, o mercado está atento aos riscos climáticos na América do Sul, especialmente no Brasil.
  3. Fortalecimento dos prêmios/basis: a curto prazo, é possível observar movimentos de fortalecimento de prêmios devido ao crescimento das exportações brasileiras, impulsionadas por preços competitivos internacionalmente.
  4. Supersafra pode impactar: a confirmação de mais uma supersafra pode resultar na diminuição de prêmios e nas cotações em CBOT (Chicago Board of Trade) na entrada da oferta.
  5. Balança comercial e câmbio: uma balança comercial mais confortável reduz vieses de baixo câmbio.
  6. Viés de baixa na CBOT: o viés de baixa para a CBOT pode persistir à medida que as precipitações se confirmem.

Milho: desafios e oportunidades

  1. Redução da oferta total: a redução da área plantada, preços menos favoráveis e riscos da safrinha contribuem para a diminuição da oferta total de milho no Brasil.
  2. Atraso no plantio de soja: o atraso no plantio da soja é um fator determinante para a redução da safra de milho, influenciando as perspectivas de mercado interno.
  3. Valorizações do milho: dependendo da magnitude da redução de safra, podem ser esperadas valorizações do milho nos próximos meses no mercado interno.
  4. Tendência de valorização a longo prazo: a curto prazo, a valorização pode ser mais fraca devido à abundância de milho no mercado interno, mas o cenário pode mudar com o futuro da safrinha.
  5. Atenção à safra norte-americana: em 2024, o foco se volta para o tamanho da safra norte-americana, que apresenta um cenário mais favorável à soja no momento.