Menu

Menu

Histórias que Conectam

Da herança familiar à agricultura de precisão: tecnologia pode trazer economia de 35% ao produtor

Tempo de Leitura: 3 min

Envie para seus amigos

A agricultura brasileira passou por uma revolução tecnológica nas últimas décadas.

Se antes o trabalho no campo era manual, hoje máquinas agrícolas modernas, implementos de alta performance e drones auxiliam a rotina do produtor.

Essa transformação pode ser vista na trajetória de cooperados como Laercio Gastardelo e Jair Possignolo, que cresceram na agricultura e acompanharam de perto cada etapa dessa evolução.

A evolução da agricultura brasileira é construída no dia a dia, com histórias reais de quem planta, colhe e acredita no futuro.

“Sempre trabalhei no campo, desde criança. Vim da herança do meu pai e hoje continuo junto com minha família e colaboradores”, contou o produtor, que também se orgulha ao ver a filha, Jessica, o genro Mateus e os netos Isis e Ivan próximos da realidade rural.

Atualmente, Laercio administra propriedades herdadas da família, sendo uma a sede — onde organiza o maquinário e a parte administrativa — e outra maior com cana-de açúcar e eucalipto, em Laranjal Paulista/SP.

Para dar conta da rotina, ele conta com cerca de 15 colaboradores e uma estrutura robusta de equipamentos.

“Aqui na fazenda eu cuido da parte de plantio, tratos, das compras, maquinário, mecânica, manutenção. Já meu genro e outros familiares atuam na frente da colheita. É uma divisão de funções que garante o bom andamento da produção”, explicou.

Fornecedor desde 1998, a mecanização mudou completamente a vida do produtor Gastardelo.

Só em colhedoras, tratores e pulverizadores, Laercio possui 12 máquinas entre as duas fazendas. Um dos investimentos mais recentes foi a compra de uma colhedora de alta performance, em 2023, e um Fighter Canavieiro Kuhn, pulverizador autopropelido, em 2024.

“As máquinas mais modernas são muito mais econômicas. Enquanto as antigas gastavam entre 38 e 40 litros de combustível por hora, essa consome 27 a 28. É uma economia de 35%, o que pode representar R$ 180 a R$ 200 mil em apenas uma safra”, destacou.

Além das colhedoras, ele também já utilizou drones agrícolas para pulverização, tecnologia de agricultura de precisão.

A história da evolução tecnológica no campo também se reflete na experiência de outros cooperados.

Para o produtor Jair Possignolo, a mecanização representou uma virada de chave na agricultura.

“As tecnologias vieram para auxiliar na produtividade. Naquele tempo era tudo manual, carpia-se cana. O primeiro trator que comprei foi um Ford 8BR, um trator diesel brasileiro lançado no início dos anos 60, depois um Trator Massey Ferguson 65 X e, mais recentemente, um Trator Massey Ferguson 6712 adquirido na COPLACANA. Com o tempo, construí um barracão para guardar as máquinas. São delas que tiro meu sustento. Tenho máquinas de 2004, 2005, 2007, 2020, 2023, fui renovando a frota desde 1978”, relatou.

O filho de Jair, Juninho, contou sobre o papel da cooperativa nessa jornada. “A COPLACANA foi a primeira empresa que abriu as portas e me deu a oportunidade de comprar um trator”, destacou.

Esses depoimentos mostram como a COPLACANA apoia investimentos em tecnologia ao longo das gerações.

Na visão do cooperado Laercio, ela é essencial nessa jornada.

“A cooperativa é uma necessidade. Uso os serviços diariamente, seja para peças, implementos ou suporte técnico. Ter essa estrutura próxima faz toda a diferença”, afirmou.

Com loja agropecuária, assistência técnica especializada e condições comerciais competitivas, a COPLACANA garante que o cooperado tenha acesso às melhores soluções em máquinas agrícolas, implementos e tecnologia no campo.

Para fortalecer ainda mais essa conexão com o produtor, acontece de 23 a 27 de setembro a Semana de Máquinas, Implementos e Agricultura de Precisão COPLACANA 2025.

As oportunidades incluem condições exclusivas de negociação, linhas de crédito diferenciadas com até 100% de financiamento, exposição de lançamentos em máquinas agrícolas e implementos, atendimento técnico especializado para orientar o produtor.

As histórias de Laercio e Jair são exemplos de como a tecnologia no campo transformou o trabalho agrícola, unindo tradição e inovação.

Com o apoio da COPLACANA, produtores de diferentes regiões podem investir em equipamentos modernos e alcançar resultados cada vez melhores.

Saiba como conversando com nossos especialistas!