No universo do agronegócio, onde a tradição se entrelaça com a inovação, a COPLACANA tem um olhar voltado ao futuro e ao quinto princípio do cooperativismo, de “Educação, Formação e Informação”.
O Núcleo Jovem COPLACANA foi criado com esse objetivo, para transformar a vida de jovens como Julia Clara Martim, incentivando-os a trilhar caminhos de sucesso no ensino superior, especialmente em áreas ligadas ao campo.
A história de Julia é exemplo do impacto que o Núcleo Jovem tem na formação profissional e pessoal de seus membros.
Filha de produtor de cana-de-açúcar e membro do Núcleo Jovem há quatro anos, Julia Clara Martim, com seus 19 anos de idade, iniciou este ano a graduação em Engenharia Agronômica, concretizando um sonho que sempre esteve enraizado na paixão pelo campo.
Quando criança, Julia sonhava em ser veterinária, uma aspiração comum para muitos que crescem em contato com a natureza e os animais.
No entanto, sua trajetória começou a mudar quando ingressou na ETEC (Escola Técnica Estadual), cursando o técnico em Agropecuária.
“Assim que entrei na ETEC e fiz o curso técnico em Agropecuária, comecei a ter matérias voltadas para plantas e culturas em geral”, contou Julia.
Foi nesse período de descobertas acadêmicas que ela também se juntou ao Núcleo Jovem COPLACANA, um divisor de águas em sua jornada.
A sinergia entre o aprendizado teórico da ETEC e as experiências práticas proporcionadas pelo Núcleo Jovem foi fundamental para Julia.
“Tudo o que eu via na teoria na ETEC, comecei a ver na prática nas visitas técnicas”, relembrou.
Essa imersão no universo do agronegócio, com suas visitas a propriedades e contato direto com as realidades do campo, consolidou sua paixão pela agricultura e a fez enxergar a agronomia como o caminho ideal para o seu futuro.
A decisão de qual faculdade seguir sempre é um desafio, e para Julia não foi diferente.
Com algumas opções em mente, a incerteza sobre a aprovação era uma realidade.
No entanto, o bom desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e nos vestibulares abriu portas.
“Consegui passar na UFSCar, no campus Lagoa do Sino, em Buri”, comemorou Julia.
A mudança para uma nova cidade, onde não conhecia ninguém, exigiu coragem, mas o apoio da família e a preparação que o Núcleo Jovem lhe proporcionou foram essenciais.
“Conversei com meus pais, tomei coragem e vim morar em uma república, numa cidade onde eu não conhecia ninguém. Hoje estou superfeliz com a minha escolha, fazendo o curso que eu queria”, afirmou.
O maior incentivo de Julia vem de casa.
“Meu maior incentivo é a minha família, porque quero dar orgulho para eles e seguir com a agricultura de cana-de-açúcar da família, dando continuidade à sucessão familiar”, revelou.
E é justamente nesse ponto que o Núcleo Jovem COPLACANA auxilia os cooperados.
A sucessão familiar é um dos pilares do programa, e as atividades e trocas de ideias constantes sobre o tema ajudam os jovens a refletir sobre a importância de dar continuidade ao legado de suas famílias no agronegócio.
“Foi assim que abri os olhos para continuar o que meu avô e meu pai construíram”, destacou Julia.
Com a paixão pela cana-de-açúcar desde a infância, Julia já tem ideia de qual área seguir.
“Como sempre ajudei desde criança nessa área de cana, acho que pretendo seguir na parte de genética de cana-de-açúcar”, compartilhou, ressaltando o leque de oportunidades que a Agronomia oferece.
“Agradeço muito à minha família e ao Núcleo, que me ajudaram e apoiaram na escolha do meu curso”, finalizou Julia, com gratidão.
Quer fazer parte do Núcleo Jovem COPLACANA?
Preencha o formulário disponível neste link!