Cooperado Osvaldo Francisco Merloto, conhecido como Badu, compartilhou seu conhecimento vivenciado na prática do plantio de cana-de-açúcar.
“Cuide da sua lavoura como cuida de você, com amor”.
Desta forma, o cooperado Osvaldo Francisco Merloto, conhecido como Badu, define sua paixão pelo campo.
O trabalho na fazenda, plantando cana-de-açúcar, é tradição herdada da família, que mora na região de Rio das Pedras (SP) há mais de 120 anos.
Primogênito, Badu ajudava seu pai no sítio desde criança.
“Eu era o mais velho, meu pai precisava de mim no sítio. Trabalhava de dia e estudava à noite. Aquele tempo, o processo era pesado, manual, cortava cana na mão. Não existia herbicida, era tudo na enxada, na foice. Adquiri todo o conhecimento na prática”, contou.
Para Badu, todo dia na lavoura é um novo aprendizado.
“Nunca paramos de aprender, ainda mais porque os anos são diferentes. Na vivência é que sabemos lidar com as diferentes épocas, de seca e chuva. O segredo de tudo é o cuidado e o amor, aliados ao suporte técnico e produtos necessários”, disse.
A experiência de Badu, unida à orientação da COPLACANA, surte resultados surpreendentes.
Atualmente, o cooperado é considerado o que mais produz cana-de-açúcar por hectare em toda a região.
“O atendimento da COPLACANA é ótimo. Todos são muito atenciosos.”
Em sua equipe, integram, em média, 40 ajudantes.
Esse número chega a quintuplicar na época de safra: cerca de 200 trabalhadores, entre oficina, mecânico, tratorista e outros motoristas para transporte se empenham na colheita.
Badu dá uma aula para todos de produtividade e administração.
Ele define seus filhos como seu “braço direito”.
Daiane, integrante do Núcleo Mulher COPLACANA, e Danilo Merloto se dedicam auxiliando o pai na condução de suas mais de 20 propriedades, localizadas no polo de Piracicaba (SP): Piracicaba (SP), Saltinho (SP), Rio das Pedras (SP), Tietê (SP), Mombuca (SP), Laranjal Paulista (SP).