Menu

Menu

Novidades COPLACANA

Pagamento por Serviços Ambientais: entenda o que é e como receber o valor

Tempo de Leitura: < 1 min

Envie para seus amigos

 

A COPLACANA, a Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba) e o Sindirpi (Sindicato Rural de Piracicaba e Região) receberam, na última segunda-feira (6 de fevereiro), representantes da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), que apresentaram o Programa PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) – Preservando o Futuro para as entidades.

Além da Secretária da Sema, Nancy Thame, participaram da reunião Andrea Pavani, responsável pelos projetos socioambientais e ESG da cooperativa, Nelson Penatti, Evelise Moda, Daniel Longatto, Thiago Adolfo e Rodrigo Ducatti.

O que é o PSA?

Por meio de vistorias, profissionais da Sema, Simap (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente) e Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) avaliam as condições de conservação do solo, nascentes, matas ciliares, implementação do saneamento ambiental, entre outros, das propriedades inscritas no programa.

Se aprovado, o produtor recebe um valor correspondente ao atendimento dos critérios do programa.

A renovação é anual e pode ser feita todo início de ano.

O PSA aceita apenas os proprietários rurais com áreas localizadas na região das microbacias do ribeirão dos Marins, Congonhal, Tamandupá e Paredão Vermelho.

As inscrições para o PSA de 2023 abriram no primeiro dia útil de janeiro e seguem até o último dia útil de abril.

Como saber se tenho direito ao valor?

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone (19) 3437-4000 ou pelo site da Prefeitura Municipal (www.piracicaba.sp.gov.br), no link: Preservando o Futuro.