Menu

Menu

Novidades COPLACANA

8 de março: cooperadas comemoram o Dia Internacional da Mulher

Tempo de Leitura: 3 min

Envie para seus amigos

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado anualmente em 8 de março, a COPLACANA homenageia mulheres que fazem acontecer.

Com força, garra e determinação, elas batalham dia a dia, superam desafios e assumem papéis importantes na propriedade.

Como símbolo dessa representatividade feminina no agronegócio, a COPLACANA criou, no mês da mulher, em 2021, o Núcleo Mulher.

O grupo foi lançado, oficialmente, durante uma live especial com o tema “Um tempo para mim – A mulher protagonista de si mesma”.

“Parabenizamos as mulheres do agro, da COPLACANA. Antigamente, a mulher cuidava do lar, dos filhos, em casa. Hoje, além disso, se dedicam nas empresas, na política. Nossa cooperativa tem mulheres no Conselho Fiscal, no Conselho de Administração. Hoje, muitos setores têm mais mulheres do que homens. Essa igualdade veio para ficar”, comentou o presidente Arnaldo Antonio Bortoletto, durante a transmissão.

Para responder às perguntas sobre “o que é ser mulher?” e “qual o papel da mulher no campo?”, as cooperadas participantes do Núcleo Mulher deram depoimentos sobre suas experiências.

Confira, abaixo, as contribuições de cada uma.

 

“Ser mulher é ser você mesma, com tudo o que traz em sua essência feminina, realizando o que precisa conforme a necessidade e a capacidade que traz em si. É ser uma pessoa que luta pela vida, pela vocação escolhida, ser acolhedora, agir servindo aos que vivem ao seu lado, ser trabalhadora! Cada mulher no campo tem seu papel, conforme ela tem que servir a fazenda: se precisar colocar a mão na terra, nos maquinários, de alguma forma vamos pôr! Se precisar administrar a sua propriedade, assim fará!”

Cláudia Cristina Nasato Ferreira

 

“Ser mulher é independência, é ser guerreira, forte, mãe e produtora. O papel da mulher no campo é ter a sensibilidade da produção. Devemos acreditar na força e no poder feminino!”

Camila Rodrigues

 

“Ser mulher é ser quem você quiser e correr atrás dos seus sonhos para ser cada dia melhor e mais feliz como você merece, fora dos estereótipos e dos padrões já estipulados. Seja quem quiser ser, seja você, seja mulher.

Na maioria das propriedades rurais, a presença das mulheres é bastante expressiva nas atividades diárias da agro. A participação da figura feminina é indispensável para a manutenção das famílias na zona rural e, apesar das dificuldades e preconceitos ainda existentes, elas se mostram firmes em decisões, conseguem expressar opiniões e ganhar espaço na sociedade. Mulheres do campo são a expressão de fé, força, determinação e leveza.”

Juliana Pacheco

 

“Ser mulher é ternura e dedicação. O papel da mulher no campo é cultivar, cuidar e colher. Seja aonde for, o poder das mulheres é sempre fazer o melhor e com amor.”

Elisabeth Aparecida Malvestiti Consoni

 

E você, cooperada, tem interesse em fazer parte do Núcleo Mulher, assim como elas?