Menu

Menu

Novidades COPLACANA

Agricultores do Amazonas vêm à Piracicaba (SP) para conhecer a COPLACANA

Tempo de Leitura: 2 min

Envie para seus amigos

No total, 52 horas de distância e 3.737,7 quilômetros separam Piracicaba (SP) a Manaus (AM).

Em 19 de junho, essa barreira física foi totalmente quebrada com a aproximação de 13 agricultores familiares de vários municípios do Amazonas com a COPLACANA.

Eles visitaram, durante todo o dia, a matriz da cooperativa, além de sua Unidade de Grãos, Confinamento e Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas.

O encontro, com início às 9h, foi intermediado pelo Sebrae/AM, por meio de Adrianna Aline Castro Seixas, da UAS (Unidade de Atendimento Setorial).

“Essas visitas oferecem aos agricultores do Amazonas a oportunidade de expandir seus conhecimentos e experiências, estabelecer parcerias, explorar novas culturas e mercados, além de se inspirar e motivar. Essas experiências podem impulsionar o desenvolvimento agrícola e econômico em suas propriedades e na região amazônica como um todo”, disse Adrianna.

Ainda de acordo com ela, a oportunidade foi importante para que os agricultores pudessem aprender sobre os princípios e práticas do cooperativismo, incluindo os benefícios de se unir em uma cooperativa para fortalecer a produção, comercialização e acesso a recursos e serviços.

“A COPLACANA também tem expertise na gestão da produção agrícola em larga escala. Os agricultores puderam aprender sobre técnicas de manejo, uso eficiente de recursos, adoção de tecnologias, planejamento de safras e diversificação de culturas. Eles adquiriram conhecimentos valiosos para otimizar a produtividade em suas propriedades. A cooperativa oferece assistência técnica e programas de capacitação para seus membros. Os agricultores podem aprender sobre as melhores práticas agrícolas, inovações tecnológicas, gestão financeira, acesso a crédito rural e programas de financiamento disponíveis por meio do cooperativismo”, acrescentou.

Os participantes assistiram à uma apresentação do Gerente de Técnicas Agronômicas, Francisco Severino, e do Consultor de Técnicas Agronômicas, Daniel Christofoletti, percorreram as instalações da matriz, conheceram a Unidade de Grãos com o Coordenador Evandro Nasato, o Confinamento com Isabela Vergilli, a Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas com o Líder Rodrigo Bispo, o cultivo de mirtilo com Victoria Previatti e a área de inovação com Klever Coral, Superintendente, Mariane Natera e Stella Collegari.

O produtor rural e diretor-presidente da Copasa (Cooperativa Mista Dos Produtores Rurais Do projeto De Assentamento Tarumã-Mirim), Renilson França, de Manaus (AM), esteve na COPLACANA e se surpreendeu com as instalações, serviços oferecidos e tecnologia avançada.

“É a primeira vez que venho à região e foi um momento muito gratificante. Vamos levar daqui todo o conhecimento adquirido a fim de implantar e aperfeiçoar modelos. A COPLACANA tem muitos atrativos aos cooperados, principalmente com o apoio financeiro por meio de instituições parceiras. O espírito do cooperativismo é este: somar esforços para o crescimento das cooperativas. Espero retornar outras vezes”, disse.