Menu

Menu

Novidades COPLACANA

Benefícios da usina fotovoltaica: conheça 4 deles

Tempo de Leitura: 2 min

Envie para seus amigos

Hoje em dia, é muito difícil pensar em viver sem energia elétrica, não é mesmo? Afinal, ela é um recurso fundamental na rotina.

Com esse crescimento da demanda e a onda do movimento ESG, também é essencial buscar alternativas de fontes limpas e renováveis.

Nesse sentido, a energia solar fotovoltaica ganha cada vez mais espaço como uma opção muito mais sustentável e rentável.

Pioneira em todos os âmbitos, a COPLACANA está implantando uma inovadora usina fotovoltaica.

Com investimento total de cerca de R$ 5 milhões, o projeto teve início em 2022, passou pelas fases de viabilidade, análise de local e, atualmente, está nos processos finais de colocação das placas no solo de uma área de 12 mil metros quadrados na Unidade de Grãos, em Piracicaba (SP).

Encabeçada pelo Diretor de Operações, Fabio Veloso, e o Gerente de Patrimônio e Engenheiro da COPLACANA, Alexandre Paggiaro, a unidade, focada em proteção ao meio ambiente e inovação, terá tensão nominal de 13,2 volts e funcionará convertendo a radiação solar em energia elétrica por meio de células fotovoltaicas.

O sistema fotovoltaico incluirá 2100 painéis de 455 Wp, com uma potência total de 955,5 kWp/700 kWac.

 

Para Veloso, esse tipo de energia traz quatro principais benefícios. São eles:

  • Sustentável e não poluente;
  • Sem ruídos;
  • Economia;

“É a fonte de energia renovável que mais cresce no mundo, mais barata e mais silenciosa. Sem sinistro, a manutenção consiste em apenas limpeza das placas. Uma vez instalada, a usina já começa a gerar energia. Além disso, é um ótimo investimento para abatimento das contas de energia das filiais atendidas pela companhia paulista”, disse o Diretor de Operações.

Quando conectados à matriz energética, os painéis podem auxiliar na diminuição dos custos.

Em alguns casos, por exemplo, essas placas podem produzir energia além do necessário e o excedente pode ser vendido para a rede elétrica.

Por não emitir CO2, os benefícios ambientais também são equivalentes a quase 15 mil árvores plantadas, de acordo com dados do Ministério da Defesa, do Governo Federal.