Silvia Beltrame, cooperada da COPLACANA e coordenadora do Núcleo Jovem, foi eleita uma das comandantes do Enmcoop (Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas), que acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro no Expo D. Pedro, em Campinas/SP.
A votação, realizada no Instagram, mobilizou a comunidade cooperativista. Cada comentário marcando o perfil de Silvia contou como um voto.
“Compartilho uma conquista não somente pessoal, mas também representando a COPLACANA. Fui uma das selecionadas para ser comandante do Encontro Nacional de Mulheres Cooperativistas na área de produtoras rurais e cooperativa”, comemorou Silvia.
Em dois dias de conexão, aprendizado e muitas emoções, o Enmcoop 2025 trará mais uma vez muita informação e aprendizado para todos os participantes.
A eleição de Silvia Beltrame como comandante deste, que é um evento que movimenta o Brasil, reforça o protagonismo feminino no agronegócio. Sua trajetória e suas ideias a colocam como uma voz forte e representativa das mulheres que atuam no campo.
Para Silvia, ser mulher no agro é sinônimo de coragem.
“Essa é a contribuição, a imagem que quero transmitir para o Encontro Nacional de Mulheres Cooperativistas. As mulheres, por anos, sempre estiveram prontas para estarem inseridas no agro em diferentes locais de execução, seja em casa, seja no campo, maquinário, administrativo, departamento pessoal. Elas estão prontas para esses cargos, e nos últimos anos elas se enchem de coragem e assumem posicionamento, colocam a coragem em ação”, comentou.
Silvia Beltrame também destacou a importância da participação da juventude no agronegócio, especialmente das mulheres jovens.
“O cenário nacional do agro hoje encontra apenas 1% da geração mais jovem presente nas propriedades, e os dados diminuem ainda mais ao se tratar de mulheres presentes.
Por isso, precisamos dialogar horizontalmente com os jovens sobre a continuidade dessas propriedades, pois a mulher jovem que decide se dedicar à propriedade rural traz consigo uma visão inovadora e dinâmica.
Ela carrega o conhecimento das tradições herdadas de gerações passadas, mas também incorpora novas tecnologias, práticas sustentáveis e uma mentalidade empreendedora”, explicou.
A COPLACANA, cooperativa onde Silvia atua ativamente nos Núcleos Jovem e Mulher, tem se destacado pelo apoio ao cooperativismo feminino e ao desenvolvimento de seus cooperados.
“É um orgulho dizer que a COPLACANA está alinhada com os objetivos cooperativistas de educação e evolução dos cooperados, das cooperadas, e dos futuros cooperados, ou seja, dos sucessores“, afirmou Silvia.