Em uma experiência única e inesquecível, 64 cooperadas do Núcleo Mulher COPLACANA partiram das regiões de Araras/SP, Igarapava/SP e Piracicaba/SP rumo ao Enmcoop 2023.
A bordo de um cruzeiro que cortou o Oceano Atlântico entre Santos/SP e Balneário Camboriú/SC, essas mulheres se uniram para participar do 4º Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas, cujo tema “O Poder das Mulheres no Agro” entregou muito conhecimento e informação de relevância.
Entre os dias 21 e 24 de novembro, o evento proporcionou uma programação diversa, com palestras, workshops, painéis e atividades de networking.
Os tópicos abordados foram amplos, envolvendo inovação, tecnologia, gestão, sucessão familiar e autoconhecimento.
Para Andrea Pavani, responsável por organizar a ida das mulheres ao encontro, essa foi uma oportunidade de aproximar as cooperadas e proporcionar, a elas, dias diferentes.
“Além da interação entre as produtoras rurais, estimulamos o conhecimento por meio dos aprendizados abordados, como gestão, inovação, liderança, tendências e desafios do agro, sucessão, investimentos e mercado”, disse.
Em dois dos painéis, a cooperada Mariana Granelli, especialista em gestão de empresas e agronegócio, coordenadora jurídica e sucessora da Usina Granelli, participou contando sua história relacionada aos temas “Continuidade: o papel do sucessor na evolução da propriedade” e “Inovação no agro, tendências e desafios”.
Luciana Martins, diretora-executiva do Grupo Conecta e idealizadora do ENMCOOP, expressou sua satisfação com o sucesso do evento.
“Foi uma oportunidade única para as mulheres do agronegócio se reunirem, trocarem experiências e aprenderem com as melhores especialistas do setor”, destacou.
Sobre o Enmcoop
O Enmcoop, organizado pelo Grupo Conecta, especializado em gestão de cooperativas, visa promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre mulheres atuantes no setor cooperativista.
Além disso, busca fortalecer a representatividade feminina no agronegócio, reforçando o papel fundamental das mulheres nas decisões e no progresso do campo.
O evento, que em 2023 reuniu 2 mil mulheres, é uma oportunidade de impulsionar o setor agrícola por meio da colaboração e do empoderamento feminino.