Conhecer os ganhadores do Concurso Colhe + foi um momento emocionante.
No dia 11 de setembro, diversos cooperados COPLACANA se reuniram em um restaurante de Piracicaba/SP para celebrar os ganhadores do desafio de produtividade de milho, utilizando a semente AG8701 PRO4.
O prêmio?
Nada mais, nada menos, que um show da turnê “Novos Tempos”, do Zezé Di Camargo e Luciano.
Os vencedores, da categoria Fitossanidade, foram Emerson Paes de Camargo e Helio Henrique Almeida (Família Almeida); da categoria Plantabilidade, Jose Donizete Paifer e Luiz Carlos de Oliveira; e, de Produtividade, Luis Guilherme Gomes e Taike Felipe Morioka.
Os participantes também acompanharam uma apresentação de Diretor de Operações, Fabio Veloso, que mostrou dados do mercado atual e os novos projetos da cooperativa.
“Queremos continuar na liderança de cana-de-açúcar, mas também estar presentes e ocupar espaço em outros negócios, como soja, milho, amendoim, sorgo”, comentou.
“Em nome da COPLACANA, agradeço a todos os produtores, parceiros, à Bayer e, em especial, os cooperados. Eventos como esse fazem parte da nossa missão. É importante estarmos juntos, trocarmos ideia, conhecermos melhor nossos cooperados, enfim, contribuir para o desenvolvimento deles”, destacou José Francisco De Paula Neto, Gerente Corporativo de Negócios, durante o jantar.
Thiago Decenço, Gerente de Negócios de Sementes, completou a fala ressaltando a relevância da COPLACANA, hoje, não somente em cana-de-açúcar, mas também em grãos e cereais. “Estamos inquietos para buscar novos negócios, oportunidades em culturas diferentes. Não oferecemos só produtos. Pelo contrário. Queremos entender as necessidades dos cooperados e buscar soluções a eles, para que produzam mais, com menos custo.”
Tuane Torres Privatte, RTV Sementes Agroceres, o concurso é um marco e coroa a parceria entre COPLACANA, Bayer e Sementes Agroceres.
“Nosso objetivo, no final do dia, é acompanhar a lavoura e tirar, de cada momento vivenciado, um aprendizado. Trazer rentabilidade para os produtores é o que importa para nós”, disse.
A metodologia, desenhada pela Produtiva Consultoria Agronômica, consistiu em avaliações de 19 áreas.
Na categoria Plantabilidade, foram feitas 5 amostragens em cada local, utilizando o aplicativo GPD (Grupo de plantio direto – FCA/Unesp – Botucatu), além do percentual de plantas aceitáveis (duplas e falhas), nota baseada do CV% (Coeficiente de Variação), soma do percentual de aceitáveis mais nota de CV% (100-CV%) e classificação por médias.
Em Fitossanidade, os estudos se basearam em percentual de controle de daninhas, de ocorrência de danos de ataque de lagarta e percevejo por amostra (Escala Davis), ocorrência de doenças, notas de zero a 10 para cada parâmetro (controle de plantas daninhas, lagartas, percevejo e doenças), soma das notas e classificação.
Já Produtividade, foram classificadas as amostras de acordo com a carga do produtor, medição de área com GPS, aplicação de fórmula padrão para correção de umidade (14%), nível de tolerância para impurezas e ranking final em sacas por hectare.
Tieso Morioka, de Pilar do Sul/SP, representou o irmão, Taike, no recebimento do prêmio. “Somos cooperados há cinco anos e plantamos milho, soja, feijão, trigo e frutíferas. Fiquei muito feliz quando soube que ganhamos. O concurso é uma forma de reconhecer todo nosso esforço.”
Luis Guilherme Gomes é plantador de milho, trigo, soja e hortifruti em uma propriedade de Casa Branca (SP), trabalhando com três familiares e mais três ajudantes.
“Receber o Colhe + foi gratificante. É o resultado de um trabalho de muito planejamento.”
Cooperado há 13 anos, Emerson Paes de Camargo veio de Cesário Longe para ser agraciado pela honraria.
“É gratificante saber que a COPLACANA reconhece cooperados pelo trabalho de qualidade de cada um.”