Menu

Menu

Novidades COPLACANA

Cooperativismo e doação: animais recebem ração da COPLACANA de Itapeva (SP)

Tempo de Leitura: 2 min

Envie para seus amigos

Como o próprio nome diz, cooperativismo remete à cooperação, colaboração.

Significa, também, compartilhar e doar amor.

Para auxiliar animais em situação de rua, a COPLACANA de Itapeva (SP) teve a iniciativa de doar sete sacos grandes de ração para a Aaipa (Amigos Itapevenses Protetores dos Animais).

A atitude partiu do gerente da filial, Caio Provideli Vidolin, que, sensibilizado com o trabalho da instituição, decidiu destinar o alimento aos cães.

Adriano De Oliveira Tiberio, colaborador da unidade, já conhecia a Associação e intermediou a doação.

“É uma ONG que recolhe animais que sofrem maus tratos na rua. Além disso, as rações que ela ganha são destinadas para ajudar as pessoas mais necessitadas e seus animais. Com essa ação, pudemos ajudar o próximo. Isso é COPLACANA”, disse.

A princípio, 14 animais foram beneficiados.

“Aos finais de semana, saímos para verificar casos de maus tratos e também os que precisam de ajuda. Iniciamos, no dia 21 de maio, a distribuição da ração doada pela COPLACANA. Deixamos dois sacos para alimentar 14 animais. Voltaremos em outros finais de semana para ver como estão e dar continuidade aos cuidados, para que possam ser castrados. Depois disso, seguiremos com a distribuição da ração a outros animais”, relatou Ana Maria Pereira, presidente da Aaipa.

Ela ainda comentou que os trabalhos da Aaipa consistem em identificar, tratar, castrar e doar.

Para Ana, a soma de castração e adoção resultam em solução.

“A iniciativa da cooperativa foi de grande valia, pois a situação de abandono de animais domésticos em nosso município é grande e a cidade não comporta a recolha de todos os animais errantes. Resta, então, uma ação de procura e cuidados no local onde se encontram”, completou.

Quem é a Aaipa?

A Associação dos Amigos Itapevenses Protetores dos Animais nasceu da paixão da fundadora Irene Carvalho Felipe, que por dois anos esteve na frente dos trabalhos nos quais a Ana Maria Pereira foi voluntária.

Passados esses dois anos, ficou como responsável do projeto e conta com a ajuda de amigos para sanar as necessidades destes problemas encontrados no município de Itapeva.

Com muitos desafios encontrados, a entidade buscou, sem cessar recursos, voluntários, parcerias para vencer cada um destes obstáculos e, assim, conseguir diminuir a dor e alegrar um lar com uma adoção consciente, devolvendo o zelo a estes bichinhos tão maltratados.

A Aaipa resgata animais de rua em situação de risco e os leva para o abrigo, onde são cuidados e monitorados até a sua adoção, com a ajuda de voluntários e parceiros dos estabelecimentos comerciais da cidade de Itapeva.