Menu

Menu

Novidades COPLACANA

COPLACANA assina parceria com a Sema para coleta de embalagens vazias de defensivos agrícolas

Tempo de Leitura: 3 min

Envie para seus amigos

Mais um avanço para o setor agro.

Durante o 4º Encontro Conecta Rural, em 29 de novembro, a COPLACANA firmou uma importante parceria que sinaliza evoluções importantes para a gestão de resíduos na zona rural.

Junto do prefeito de Piracicaba/SP, Luciano Almeida, e da secretária da Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), Nancy Thame, o presidente da COPLACANA, Arnaldo Antonio Bortoletto, assinou o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e a cooperativa para inclusão de agricultores familiares na coleta de embalagens de defensivos agrícolas para logística reversa.

O recolhimento será feito pela COPLACANA, onde esses resíduos serão separados, prensados e destinados para reciclagem ou para incineração em empresas devidamente licenciadas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

“Ficamos muito felizes com essa parceria com a Sema. Este é um exemplo de trabalho que se preocupa em retirar esse material do meio ambiente e proteger as nossas nascentes e o solo”, disse Arnaldo Antonio Bortoletto.

Além do acordo firmado, a COPLACANA participou do evento com um estande para recepção aos visitantes.

O atendimento foi feito pelos colaboradores da Loja Pet Piracicaba/SP, Gabriel Theodoro, Coordenador, e Jamilli Fortunato, Auxiliar Administrativo.

Foram expostos produtos da cooperativa como moda country, ração CoplaCão, medicamentos veterinários e drones de agricultura de precisão, bem como divulgações sobre as ações comerciais de sorteio de prêmios vigentes.

4º Encontro Conecta Rural

Por iniciativa da Prefeitura de Piracicaba/SP, por meio da Sema, agricultores, produtores locais, cooperativas e instituições públicas e de ensino se reuniram com o objetivo de fomentar o setor agrícola do município durante o 4º Encontro Conecta Rural, que ocorreu no Varejão da Paulista.

Cerca de 300 pessoas passaram pelo evento para conhecer e prestigiar os 30 participantes da feira, que expuseram programas, produtos e serviços gratuitos aos visitantes.

A secretária Nancy Thame apresentou os programas oferecidos pela Sema, que estavam expostos durante o evento, como o Patrulha Agrícola, PSA – Pagamento por Serviços Ambientais, Programa Municipal de Agricultura Urbana, perenização de estradas e pontes rurais, Selapir – Selo Local de Alimentos de Piracicaba, compras públicas da agricultura familiar, entre outros.

No período da tarde aconteceram cinco oficinas simultâneas, oferecidas por parceiros do evento, sendo uma oficina culinária de macarrão de taioba, oficina de casas para abelhas nativas solitárias, oficina Mapa Sensorial: Diversidade Alimentar, oficina Produza Fácil, e as rodas de conversa sobre integração da criação de abelhas-sem-ferrão com os sistemas agroecológicos de produção e o fortalecimento de redes de agroecologia no Leste Paulista.

No final do evento, foram feitos sorteios de brindes diversos oferecidos pelas instituições participantes e de 20 mudas de árvores nativas da região, doadas pelo Viveiro Municipal de Piracicaba/SP.