A cerimônia da 14ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, realizada no mês de dezembro em Brasília/DF, reuniu cooperativistas de todo o Brasil para conhecer e celebrar os vencedores da edição 2024.
A COPLACANA conquistou o troféu por mais um ano, desta vez na categoria Imprensa – Mídia Cooperativa.
Com cobertura em tempo real nas redes sociais, o evento destacou as iniciativas que promovem o cooperativismo de forma inovadora, nos âmbitos social e sustentável.
Ao todo, 574 cooperativas se inscreveram e 711 cases foram enviados e avaliados por uma comissão técnica especializada e um júri composto por representantes de entidades parceiras do setor.
A abertura da cerimônia foi feita pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
“Hoje é um dia muito especial e por diversos motivos. Esse prêmio celebra projetos significativos das nossas cooperativas, os 55 anos da OCB (comemorado ontem) e o reconhecimento da ONU ao declarar 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. Nosso modelo de negócios brilha aos olhos pelo destaque que vem tendo no mundo inteiro porque é relevante, tem compromisso e propósito. O cooperativismo busca desenvolvimento econômico, sim, mas com prosperidade, sustentabilidade, inclusão e justiça social”, afirmou.
O presidente também agradeceu a cada cooperativa e cooperado do país pelo trabalho desenvolvido.
“Para além dos projetos contemplados hoje, quero destacar o que é feito dia a dia, os desafios vencidos e as conquistas alcançadas. Meu muito obrigada a todos pelo compromisso e dedicação para com a nossa sociedade”, completou.
No total, 18 cases foram premiados com troféus ouro, prata e bronze em seis diferentes categorias Comunicação Coop; Coop Cidadã; Cultura Cooperativista; Desenvolvimento Ambiental; Inovação e Intercooperação.
Além delas, na categoria Imprensa, criada para esta edição, 12 jornalistas e/ou veículos de comunicação foram contemplados em quatro subcategorias: Jornalismo Impresso/Digital; Radiojornalismo; Telejornalismo e Mídia Cooperativa (Assessoria de Imprensa).
O prêmio foi conquistado pela jornalista Natália Marim, da COPLACANA, com o trabalho nos 75 anos da cooperativa, comemorados em 2023.
A liderança ficou por conta de Vitor Volpi, Coordenador de Marketing.
“Acredito que o sucesso deste projeto foi resultado da combinação de criatividade, dedicação e visão estratégica. As histórias demonstraram um profundo entendimento da história e dos valores da nossa cooperativa, traduzindo isso em um trabalho marcante que ressoou não apenas internamente, mas também externamente. A qualidade do conteúdo e o impacto positivo na imagem da empresa foram diferenciais que certamente contribuíram para essa conquista”, comentou.
“É uma honra e uma alegria imensa liderar um time que desenvolve projetos tão significativos. Este reconhecimento reforça que estamos no caminho certo, valorizando a nossa história e construindo conexões fortes com os cooperados. Cada conquista é um reflexo do empenho da equipe e da importância que damos à comunicação estratégica”, complementou ele.
Para Vitor Volpi, essa premiação consolida ainda mais a relevância da nossa marca no setor.
Demonstra que a cooperativa está alinhada com as melhores práticas do mercado e que a comunicação está contribuindo para fortalecer a conexão com os cooperados, clientes e a sociedade.
Além disso, serve como motivação para todos os colaboradores seguirem inovando e buscando excelência.