O primeiro Café com Açúcar, promovido pela COPLACANA, foi marcado por um clima de intensa colaboração e troca de experiências.
O encontro, que reúne mensalmente as cooperadas do Núcleo Mulher, consolidou-se como um espaço fundamental para discutir temas relevantes e fortalecer os laços entre as participantes.
A primeira edição ocorreu no dia 30 de outubro, na matriz da cooperativa, em Piracicaba/SP.
Na abertura do evento, o diretor João Paulo Felix dos Santos ressaltou a credibilidade e a importância da cooperativa no mercado e a necessidade de fortalecer a relação com as produtoras rurais.
“É fundamental que vocês se sintam próximas e contem conosco para trazer cada vez mais conhecimento e informação”, afirmou o diretor.
O Café com Açúcar da COPLACANA tem como objetivo criar, a cada encontro, um ambiente de grande valor para as cooperadas.
Ao discutir temas relevantes, promover a participação ativa das mulheres e fortalecer os laços entre as participantes, a cooperativa valoriza o empoderamento feminino e o desenvolvimento do cooperativismo.
A pauta da reunião foi bastante abrangente e abordou assuntos como a importância do cooperativismo, a apresentação de projetos para 2025 e a leitura do regimento interno do Núcleo Mulher.
Além disso, as cooperadas discutiram a possibilidade de realizar uma ação de voluntariado no HFC Saúde (Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba), referência na cidade e em todo o país.
A ideia de realizar uma ação de voluntariado no HFC Saúde foi muito bem recebida pelas cooperadas, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e demonstrar o compromisso social da cooperativa.
Andrea Pavani, supervisora do Núcleo Mulher COPLACANA, destacou a importância desse momento de conversa para o desenvolvimento pessoal e profissional das integrantes.
“O Café com Açúcar, uma referência à cana-de-açúcar, é uma pausa na rotina para trocarmos experiências, aprendizado e de fortalecimento da nossa rede de apoio, para que as produtoras possam, inclusive, conhecer outras mulheres também relacionadas ao nosso ramo de atuação”, afirmou Andrea.
Segundo ela, os projetos desenvolvidos pelo Núcleo Mulher visam empoderar as mulheres, promovendo a sua participação ativa na cooperativa e na comunidade.
Para o ano que vem, foi apresentada uma série de iniciativas nas áreas de sustentabilidade, inclusão social e desenvolvimento pessoal.