Menu

Menu

Novidades COPLACANA

Eficiência dobrada e tecnologia de ponta: COPLACANA investe em equipamento para a Unidade de Grãos de Piracicaba/SP

Tempo de Leitura: 3 min

Envie para seus amigos

A COPLACANA dobrou sua capacidade operacional com a modernização completa da Unidade de Grãos em Piracicaba/SP.

Em um movimento estratégico e com um investimento substancial em tecnologia de ponta, a cooperativa aprimorou seus processos estabelecendo um novo padrão de eficiência e agilidade para seus cooperados.

A transformação consiste na substituição e no upgrade dos equipamentos da unidade.

Essa modernização resultou em um aumento na velocidade de movimentação de grãos, que saltou de 100 para impressionantes 200 toneladas por hora.

Isso representa um incremento de 100% na capacidade, impactando diretamente a produtividade e o fluxo para os produtores de milho, soja e sorgo.

Para os cooperados, isso se traduz em menos tempo de espera e um escoamento muito mais eficiente de seu descarregamento.

Um dos pilares fundamentais desse projeto foi a interligação estratégica das duas plantas da Unidade de Grãos.

Essa integração permite que os equipamentos trabalhem em perfeita sintonia, de forma conjugada, otimizando cada etapa do processo.

Conforme explicou Evandro Nasato, Coordenador da Unidade de Grãos, a peça-chave dessa sinergia é o Redler, um equipamento de última geração que direciona o grão de forma ágil e contínua para os demais silos, garantindo um descarregamento muito mais rápido para o cooperado e reduzindo o tempo de permanência na unidade.

Essa integração inteligente melhora também a organização e a segurança das operações.

O investimento da COPLACANA vai muito além do aumento de velocidade.

A cooperativa abraçou a automatização total de seus processos, eliminando a antiga descarga manual e substituindo-a por um sistema moderno e eficiente.

Os tombadores foram completamente otimizados e o processo de descarregamento de caminhões agora é 100% automatizado.

Essa mudança proporciona um ganho de tempo para os produtores: a redução no tempo de descarregamento por caminhão é de 20 minutos.

Isso significa que, em cada viagem, o cooperado economiza tempo, que pode ser dedicado a outras atividades em sua propriedade.

“Este projeto é um divisor de águas para a COPLACANA e, principalmente, para os nossos cooperados”, afirmou Nasato.

“Nosso compromisso é constante em oferecer as melhores condições, a mais alta tecnologia e a maior eficiência para os produtores que confiam em nosso trabalho. A junção das plantas e o upgrade dos equipamentos são um reflexo da nossa visão de futuro, de um agronegócio cada vez mais produtivo, rápido e rentável para todos.”

Com essa modernização, a COPLACANA se consolida como um modelo de eficiência logística de grãos no mercado, reafirmando seu pioneirismo e compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o crescimento contínuo.