Menu

Menu

Novidades COPLACANA

Inovações e tecnologias são apresentadas no 2º Ciclo de Palestras e Mostra Tecnológica da COPLACANA

Tempo de Leitura: 4 min

Envie para seus amigos

Dois dias de muito conteúdo, troca de ideias e uma confraternização para encerrar com chave de ouro.

O 2º Ciclo de Palestras e Mostra Tecnológica da COPLACANA reuniu especialistas das maiores empresas do mundo quando o assunto é insumo agrícola.

Eles abordaram temáticas importantes do agronegócio e apresentaram soluções inovadoras, tecnologia e os últimos lançamentos do mercado.

O objetivo da iniciativa, de acordo com o Diretor Administrativo, Marcos Farhat, é proporcionar um momento para “nos reunirmos, assistirmos as inovações e tecnologias das empresas”.

“Além disso, conseguimos ver o portfólio de dados, resultados, produtos. Tivemos a oportunidade de questionar e tirar nossas dúvidas na nossa casa, a casa do cooperado”, disse.

Para Roberto Rossi, Diretor de Negócios, o evento é importante para gerar discussões ricas.

“Os temas foram variados, desde manejo de solo, uso de insumos e fitossanidades. Os maiores players globais trouxeram novidades, tecnologias. O primeiro dia esclareceu dúvidas sobre como aumentar a produtividade e, o segundo, como defender a propriedade.”

Entre cooperados, colaboradores e profissionais de entidades parceiras, os participantes tiveram a oportunidade de conferir, de perto, as novas ferramentas eficientes para aumento de produtividade e de resultados no campo, como aplicativos gratuitos para detectar deficiências nutricionais da lavoura e para esclarecer dúvidas sobre planejamento e combinação de pulverização de maneira mais acessível.

Os palestrantes citaram, também, equipamentos para agricultura digital e segurança de dados para tomada de decisões no campo, além de lançar produtos, inovações, descobertas e experimentos que facilitem a vida dos produtores.

Controle químico de pragas, preparação da área, manejo correto, tecnologias de aplicação e produtos indicados de combate a essas doenças, com seus princípios ativos, foram outros tópicos mencionados no evento.

No dia 20, as palestras foram “Fertilizantes de alta Performance”, “Nutrição de Plantas para Altas Produtividades”, “Fertilização Inteligente na medida certa”, “Fertilizantes e Biológicos”, “Insumos Inovadores com base para uma Agricultura Regenerativa”, “Bioestimulantes em cana-de-açúcar”, “Saúde de Solo e Manejo Fisiológico – Soluções Sustentáveis para nova Agricultura”, “Inovação tecnológica do GREIT VG – Fertilizante bioestimulante: benefícios agronômicos, ambientais e sociais”, “Construção de Plantas Eficientes”, “Opções de tratamentos nutricionais para pós seca e preparação para o período vegetativo em cana-de-açúcar” e “Cana perene: como potencializar a rentabilidade do canavial”.

Já na quinta-feira, dia 21, os conteúdos incluíram “Soluções Bayer para um manejo inovador”, “Inovações para a sustentabilidade na agricultura”, “Inovação Tecnológica e Sustentabilidade: A Corteva Auxiliando no Aumento de Produtividade”, “A Gente Reimagina e Faz: O Poder das Formulações!”, “ESG: contexto e oportunidades”, “Boas práticas no manejo do Sphenophorus”, “O Manejo Integrado de Pragas, Sphenophorus e Cigarrinha Versus Produtividade”, “Nematoides do bem que protegem seu canavial”, “Programa de Inseticidas FMC”, “Eficácia das Ferramentas Yamato, Falcon e Ritmo no Manejo de Plantas Daninhas e seus Benefícios”, “Hexazinona Nortox – versatilidade, eficiência e economia na catação química” e “Estímulo ao desenvolvimento da Cana e Manejo pós emergente de plantas daninhas”.

Entre os convidados para debater os assuntos, estavam Mariana Moreau, da Mosaic, Lucas Franco, da Yara, Danilo Storti, da Essere Group, Fernando Barros, da Superbac, Sérgio Luiz de Almeida, da Plant Health Care, Vitor Henrique Rambaldo Benedetti, da Sipcam, Eduardo Rossini Guimarães, da Sumitomo, Cláudio Fernando De Gaspari, da TechFertil/Green Hass, Marcelo Lontro, da Ubyfol, Diego Marsão, da Union Agro, Thiago Dall Orto, da Stoller, Felipe Pizarro, da Bayer, Nicholas Christensen, do Grupo Vittia, Lucas Ranalli, da Corteva, Bárbara Marcasso Copetti, da Ourofino, Larissa Landete Cipriano, da Basf, José Carlos Rufato, da Syngenta, Edvaldo Gomes, da UPL, Isabela Beton, da Koppert, Maurício Oliveira, da FMC, Rodrigo Naime, da Ihara, Murilo Pizzolato, da Nortox, e Fábio Henrique de Carvalho, da Adama.

Para promover a troca de ideias entre os especialistas e a plateia, mesas redondas também foram realizadas nos dois dias do evento, cujas temáticas englobaram soluções sustentáveis, tratamento nutricional, manejo fisiológico, plantas eficientes.

As atividades encerraram-se às 18h e, na sequência, todos desfrutaram de um delicioso jantar.

Integrantes do Núcleo Jovem, os cooperados Lucas Durrer Parolina e Nicole Gastardelo, de Piracicaba/SP, participaram do evento e contaram como as palestras poderão contribuir para o dia a dia na propriedade.

“Gostei muito, principalmente as temáticas de produtos biológicos. A iniciativa foi importante para incentivar os produtores na utilização de mecanismos mais sustentáveis e de tecnologia. Se não evoluirmos, ficaremos para trás”, comentou Parolina.

“Fiquei sabendo de projetos em primeira mão, além da inovação por trás de tudo isso. Esse olhar técnico dos especialistas me ajudará muito. O que mais me chamou atenção foram as ferramentas tecnológicas de acompanhamento de maquinário, tempo, pragas”, disse Nicole.

Quatro cooperadas de Araras/SP vieram especialmente para prestigiar o evento.

Administradora contábil da propriedade, Antonia Curtulo salientou que as informações poderão embasar as conversas com o esposo, que está na lida, dia a dia, no campo.

Paula Pasteri participou pela primeira vez e pretende voltar mais vezes, enquanto Luciana Pacagnelli afirmou que assimilou muito conteúdo importante.

“Sempre gosto de participar, nos agrega muita base, conhecimento, dando respaldo maior para debatermos com os maridos. Além disso, é fundamental para termos ideias e agregarmos valor no dia a dia”, destacou Luciana.