A COPLACANA realizou, no dia 3 de fevereiro, sua Assembleia Geral Extraordinária na matriz, localizada no Centro Canagro José Coral, em Piracicaba/SP.
O principal ponto de pauta foi a aprovação do financiamento de R$ 21.707.304,00 junto à Caixa Econômica Federal, por meio da linha de crédito PCA (Programa para a Construção e Ampliação de Armazéns), do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Em sua fala, logo no início, o advogado Fabio Moura, acompanhado do Presidente Marcos Farhat, Vice-presidente Arnaldo Antonio Bortoletto, Conselheira Tânia Maria Ferraz de Arruda Salvador, Diretor de Negócios Roberto Rossi e Diretora Administrativa Financeira Eliane Viotto, explicou o motivo da AGE aos cooperados presentes.
“Nosso Estatuto prevê que, para hipotecar um imóvel, precisaríamos da autorização dos cooperados em Assembleia, por isso a realização deste evento.”
O objetivo do financiamento é a construção de uma nova Unidade de Grãos na em Quirinópolis/GO, cidade que, inclusive, já possui uma filial COPLACANA.
A iniciativa visa atender à crescente demanda dos cooperados por serviços de armazenagem e comercialização de grãos, além de fortalecer a atuação da cooperativa.
O financiamento foi aprovado com condições bastante favoráveis, como taxa de juros de 8,5% ao ano, abaixo da média do mercado, e prazo de pagamento de 10 anos, com dois anos de carência.
A garantia será através de hipoteca de primeiro grau do imóvel da COPLACANA Massey Ferguson Piracicaba.
Segundo o vice-presidente da COPLACANA, Arnaldo Antonio Bortoletto, a taxa de juros atrativa possibilita que a cooperativa invista na expansão sem comprometer seu fluxo de caixa.
“Conseguimos um financiamento para 10 anos com uma taxa de 8,5%. Isso possibilita que a gente não precise tirar recursos do nosso caixa para investir”, afirmou Bortoletto.
A construção da nova Unidade de Grãos em Quirinópolis/GO é uma demanda dos cooperados da região, que necessitam de mais estrutura para armazenar e comercializar sua produção.
O terreno para a construção da unidade foi doado pela Prefeitura local, e o investimento será 100% da COPLACANA. A previsão é que a obra seja concluída até o final de 2025.
Com a nova unidade de Quirinópolis, a COPLACANA passará a contar com quatro unidades de grãos, incluindo as já existentes em Uberaba/MG, que será inaugurada em breve, Taquarituba/SP e Piracicaba/SP.
A expansão da estrutura de armazenagem tem como objetivo oferecer cada vez mais os melhores serviços aos seus cooperados, impulsionando, também, o desenvolvimento do agronegócio na região.
A partir da aprovação unânime do financiamento na Assembleia Geral Extraordinária, a COPLACANA dará continuidade ao processo de contratação das empresas responsáveis e obtenção das licenças e autorizações necessárias.
“Agradecemos a todos pelo entendimento do crescimento da nossa cooperativa”, disse Marcos Farhat, presidente da COPLACANA, ao final da Assembleia.
Assembleia Geral Ordinária
Anualmente, também acontece a Assembleia Geral Ordinária.
Em 2025, a data será em 25 de março, com terceira chamada às 10h, na matriz da cooperativa.
Todos são convidados para participar.