Menu

Menu

Novidades COPLACANA

Lojas varejo substituem sacolas de plástico por biodegradáveis

Tempo de Leitura: 2 min

Envie para seus amigos

Você sabia que as sacolas biodegradáveis se decompõem mais rapidamente do que as sacolas plásticas, reduzindo o acúmulo de resíduos plásticos no meio ambiente?

A partir desta informação, a COPLACANA, reconhecida por suas iniciativas ESG (Governança ambiental, social e corporativa), deu mais um passo em direção à preservação ambiental ao substituir as sacolas convencionais por biodegradáveis em todas as suas lojas varejo.

A mudança visa reduzir o impacto causado pelo descarte inadequado de plástico.

Além deste, outros benefícios englobam essa troca consciente:

 

  • A produção de sacolas biodegradáveis geralmente consome menos recursos naturais e energia em comparação com as tradicionais, resultando em um menor impacto ambiental durante todo o ciclo de vida do produto;
  • Muitas sacolas biodegradáveis são compostáveis, o que significa que podem ser facilmente integradas em sistemas de compostagem, contribuindo para a produção de adubo orgânico e fechando o ciclo de nutrientes;
  • Sacolas plásticas podem representar uma ameaça significativa para a vida marinha, pois muitas vezes são confundidas com comida por animais aquáticos. As sacolas biodegradáveis oferecem uma alternativa mais segura, pois se degradam mais rapidamente e reduzem o risco de ingestão acidental por animais marinhos.

 

Segundo Fernando Dezen, Gerente Corporativo de Varejo da COPLACANA, “práticas como essa são muito importantes, pois nosso planeta vem sofrendo constantemente com os danos que o próprio ser humano causa a ele ao utilizar produtos que poluem o ecossistema”.

Iniciativa lançada no COPLACAMPO, ele enfatizou que a decisão faz parte de um conjunto de ações da cooperativa para promover a sustentabilidade, alinhadas aos princípios ESG (Ambiental, Governança e Social).

“A COPLACANA vem trabalhando em diversos projetos que contribuem com a sustentabilidade. A utilização das sacolas biodegradáveis em nossas lojas foi mais uma atitude que tomamos para ajudar na melhor conservação e sustentabilidade do meio ambiente, pois as sacolas biodegradáveis demoram, em média, 18 meses para se decompor, ao contrário das comuns que levam cerca de 100 anos. A substituição das sacolas plásticas comuns pelas sacolas biodegradáveis foi uma escolha consciente que contribui para a preservação do meio ambiente, ajudando a reduzir o impacto ambiental”, disse.