Menu

Menu

Novidades COPLACANA

Natureza e Cooperação: COPLACANA celebra Dia de Cooperar com plantio de mudas no COPLACAMPO

Tempo de Leitura: 4 min

Envie para seus amigos

Em uma manhã de sábado, 25 de outubro, marcada pela união e pelo compromisso com o meio ambiente, a COPLACANA celebrou o Dia de Cooperar com o plantio de 29 mudas de espécies nativas no estacionamento do COPLACAMPO.

Colaboradores e seus familiares se reuniram para uma ação que reforça os valores do cooperativismo e a responsabilidade socioambiental da cooperativa.

A iniciativa, que contou com o envolvimento direto das famílias, resultou no plantio de espécies como o ipê (amarelo, roxo e branco) e o jacarandá, árvores que embelezarão o local e contribuirão para a biodiversidade.

Cada muda foi plantada por um ou mais colaboradores e seus familiares, criando uma conexão entre as pessoas e a natureza.

Entre os participantes que deixaram sua marca, estavam Marco, Veronica, Felipe e Miguel Malosso; Giovani Camargo e Theo Vicente; Júlia, Giovana Camargo e Elisabete Berta; Simone, Mauricio e Laura Assis; Gabriel Andrade e Caroline Pacano; Nelson Pereira, Natália Marim e Barney; Daniele, Juliano e Helena Rossi; Rodrigo Bispo, Gabriella e Emanuelle Melo; Júlia e Helena Faria; Sandra e Manuela Marques; Nathalia Lopes e Nala; Arnaldo Antonio Bortoletto e Igor Bortoletto; Michele e Guilherme Dorelli; Adriele Silva e Davi Ravelli; Andressa Dini, Arthur e Talles Vacchi; Beatriz Góes; Maria Luiza Longo Zambretti; Fabiana Moraes; Victor Bettoni; Miguel Ceregatto; Giovanna Leite e Andrea Pavani.

O evento não foi apenas sobre o plantio.

A manhã começou com um café da manhã de confraternização, promovendo a união entre os participantes.

Ao final da atividade, a COPLACANA reforçou seu apoio à comunidade, presenteando os envolvidos com a doação de mudas de hortaliças, incentivando o cultivo em casa.

Em sua fala, Arnaldo Antonio Bortoletto, Vice-presidente da COPLACANA, destacou a importância do evento anual em comemoração ao Dia C, principalmente em 2025, no Ano Internacional das Cooperativas e de realização da COP 30 no Brasil.

“Com isso, praticamos o ESG. Hoje, a produção tem que ser sustentável, com o objetivo de sanar a fome do mundo. E o agricultor cumpre todas as normas recomendadas de preservação ao meio ambiente”, comentou.

Andrea Pavani, Analista de Sustentabilidade da Cooperativa, ressaltou o significado do engajamento de todos.

“O Dia C envolve Cooperados e colaboradores. Esse gesto de plantio de árvores não acaba aqui. Fazendo isso, cumprindo alguns dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), deixamos um legado hoje e para as gerações futuras”, disse.

O plantio das 29 mudas no Dia de Cooperar é um símbolo do crescimento e da perenidade dos valores da COPLACANA.

Atividades nas filiais

O espírito de cooperação e responsabilidade socioambiental da COPLACANA se estendeu para além da matriz, com diversas filiais promovendo ações em suas comunidades.

A loja de Costa Rica realizou a doação de mudas para a comunidade, incentivando o reflorestamento na cidade.

Em Bandeirantes, a filial mobilizou-se para a doação de sementes, promovendo o cultivo entre os moradores.

Nas unidades Araçatuba, Igarapava e São José do Rio Preto, as ações do Dia de Cooperar tiveram foco na educação e no engajamento comunitário, com atividades externas em escolas e instituições filantrópicas, levando conhecimento sobre sustentabilidade e a importância do agronegócio para as gerações.

Tais iniciativas demonstram o compromisso da COPLACANA em agir localmente, em todas as suas áreas de atuação, fortalecendo o 7º Princípio do Cooperativismo: o Interesse pela Comunidade.

Ação com Cooperado

Em um gesto que conecta o engajamento jovem e o cooperativismo, a COPLACANA, a estudante Juliana Zatarim e seu pai, o Cooperado Marcelo Zatarim, realizaram a doação de 50 mudas de árvore.

A ação foi inspirada na participação de Juliana no concurso “Pulitzer Center”, no qual o objetivo era escrever uma carta sobre temas do meio ambiente endereçada à ministra do Meio Ambiente, incluindo sugestões de como ajudar a preservação ambiental.

Dentre 700 inscritos, ela foi a única, de todo o Brasil, entre os vencedores.

Segundo Juliana, a doação das 50 mudas na COPLACANA “representou um marco de ajuda, uma ação que, apesar de simples, foi simbólica ao trazer a ideia do reflorestamento”.

“Tanto para mim, como para minha família, que vive do agro, o cuidado e preocupação com o meio ambiente é extremamente importante”, destacou.

“A iniciativa visa transmitir que o apoio aos meios sustentáveis é de extrema importância e que, apesar de jovens, todos podem ajudar, fazendo cada um a sua parte. O objetivo final é mover a sociedade para uma vida mais sustentável e abraçada com o meio ambiente, desde ações pequenas, até ações maiores.”