
Cooperadas integrantes do Núcleo Mulher COPLACANA participaram, nos dias 22 e 23 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, do CNMA (Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio), que chegou à sua 10ª edição.
O evento alcançou a marca de 3 mil congressistas de todos os estados brasileiros.
O número posiciona a edição comemorativa do CNMA como o maior congresso global dedicado às mulheres do agronegócio, reforçando seu compromisso em impulsionar debates estratégicos, fortalecer redes de networking e apresentar inovações que moldam o futuro do agro.
Neste ano, que teve como tema “CNMA 10 + 10 | 2025-2035: Mulheres que mudam o mundo para melhor”, a edição contou com a participação de 55 empresas, sendo 31 expositoras.
De acordo com a organização do evento, o resultado coroa uma década de crescimento contínuo e de ampliação da presença feminina nas decisões do setor.
Com um novo formato, o CNMA concentrou o conteúdo deste ano em cinco palcos: uma Arena Master e quatro Arenas do Conhecimento, com trilhas temáticas desenvolvidas para direcionar as discussões — Saúde Vegetal, Proteína Animal, Futuro do Agro e Liderança Transformadora.
A estrutura permitiu que as participantes circulassem entre diferentes palcos, ampliando aprendizados aplicáveis e oportunidades de troca de ideias.
Um dos destaques da programação foi o painel “TODAS | Conectando Mulheres”, apresentado na Arena Master, representando o movimento iniciado pelo CNMA para incentivar e reunir grupos, núcleos e lideranças femininas do agro, fortalecendo a representatividade no setor.
Na Arena Master também foram realizadas mesas-redondas com debates aprofundados sobre desafios e oportunidades do agronegócio.
Na abertura, o destaque ficou por conta do painel “Brasil, o país que muda o mundo para melhor!”, que reuniu autoridades políticas e lideranças setoriais para discutir perspectivas para a próxima década.
“Poder participar do 10º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio foi uma experiência maravilhosa, especialmente por ser minha primeira vez no evento. A iniciativa da COPLACANA de levar as Cooperadas é extremamente valiosa, pois oferece apoio e facilita a participação, permitindo aprender, fazer networking e trazer novos conhecimentos para o trabalho diário. Durante o congresso, absorvi informações sobre liderança, comunicação e outras áreas que despertaram importantes insights para minha trajetória no empreendedorismo, além de ter a oportunidade de interagir com outras participantes e trocar experiências enriquecedoras. Para mim, foi um verdadeiro presente e reforça o quanto iniciativas como a da COPLACANA fazem diferença no desenvolvimento pessoal e profissional das cooperadas”, disse a Cooperada Ana Lúcia de Lima Pires Bueno.
Após o sucesso de sua primeira edição, a Casa Mulher do Agro retornou com talks sobre moda, autoestima, bem-estar, carreira e gastronomia em um ambiente de conexão, inspiração e experiências exclusivas.
A celebração dos 10 anos do CNMA também foi marcada pelo lançamento do livro “De Semente a Legado: Os 10 Anos do CNMA”, obra que documenta a evolução do congresso e seu impacto na ampliação da presença feminina no setor.
“Encerramos esta edição com o sentimento de dever cumprido e a alegria de ver o CNMA alcançar um novo patamar. Acredito firmemente no propósito desse congresso e no impacto que gera. O nível das palestras foi excelente, as trilhas temáticas ajudaram a organizar melhor os conteúdos e o público entendeu com clareza o que encontrar em cada espaço”, destacou a gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios do Transamerica Expo Center e organizadora do CNMA desde a primeira edição, Renata Camargo.









