Menu

Menu

Novidades COPLACANA

O cooperativismo sob uma ótica diferente: palestra de Marcos Farhat engaja jovens e mulheres dos Núcleos da COPLACANA

Tempo de Leitura: 2 min

Envie para seus amigos

Muito provavelmente, você já deve ter ouvido ou lido sobre o que é cooperativismo: modelo econômico e social baseado na cooperação e solidariedade entre os membros de uma cooperativa.

Mas, só quem já teve a oportunidade de ouvir Marcos Farhat, Diretor Administrativo, sabe, de verdade, que cooperativismo vai muito além do sentido técnico da palavra.

O cooperativismo é, mais do que isso, uma filosofia de vida.

Os integrantes dos Núcleos Jovem e Mulher COPLACANA tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação sobre o tema, diferente de qualquer outra.

“Cooperativismo no agronegócio” foi o tema dela.

Assim como uma árvore, o cooperativismo tem suas raízes fincadas na solidariedade e na busca por um bem comum.

As raízes representam os princípios fundamentais do cooperativismo, fornecendo nutrientes e suporte para a árvore.

Assim como um tronco sólido, o cooperativismo se baseia em decisões tomadas de forma coletiva, no qual todos os membros têm voz para definir os rumos da cooperativa, participando ativamente na gestão e na construção de um projeto comum.

Os galhos representam a cooperação mútua, características essenciais do cooperativismo.

Por fim, assim como as folhas possibilitam a produção de alimentos, o cooperativismo propicia o crescimento e o desenvolvimento de seus membros e da comunidade como um todo.

Os frutos representam os resultados positivos obtidos por meio da cooperação, como a prosperidade econômica.

No mês do cooperativismo, essa filosofia foi apresentada por Marcos Farhat, que focou, também, nos sete princípios cooperativistas: adesão livre e voluntária, gestão democrática, participação econômica, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade.

Marcos Farhat, conhecido como Marcão, completou, em 2023, 30 anos de COPLACANA.

Formado em Engenharia Agronômica pela ESAPP (Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista) e mestre em Agronomia, Fitotecnia: Cana-de-açúcar, ele contou, na palestra, a trajetória de vida profissional na cooperativa.

Já foi Gerente de Técnicas Agronômicas do DTA (Departamento Técnico Agronômico), Consultor Técnico e Vendas, cuidou das áreas comercial, compras, relacionamento com cooperado e marketing.