Menu

Menu

Novidades COPLACANA

Ocesp inicia programa piloto de sustentabilidade em cooperativas

Tempo de Leitura: 2 min

Envie para seus amigos

Devido à crescente demanda das cooperativas em relação ao tema ESG (Ambiental, Social e Governança), a Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo) lançou um programa piloto com a COPLACANA e outras 11 cooperativas de todo o Brasil.

Elas foram escolhidas para participar deste projeto inovador visando a construção de matrizes de materialidade para orientar seus futuros planejamentos estratégicos.

Uma das cooperativas selecionadas, a COPLACANA, está mergulhando nesse desafio com o suporte de uma consultoria profissional de Rosilene Rosado.

Diversas áreas do negócio foram identificadas para a construção dessa matriz, enriquecendo o questionário proposto por meio de discussões e conhecimento especializado.

O objetivo, segundo Renato Silva, consultor do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo) que atende a região Centro Paulista, é a união e inovação na oferta de produtos e serviços, a fim de gerar um crescimento em todas as áreas da cooperativa.

O material gerado pela equipe da COPLACANA será consolidado pela consultoria e posteriormente apresentado à alta liderança para homologação e implementação.

Este processo visa estabelecer um novo paradigma mental em relação à sustentabilidade, orientando as atitudes e o pensamento estratégico da cooperativa nos próximos anos.

Os gestores envolvidos destacaram que os resultados desta primeira etapa superaram as expectativas, proporcionando uma compreensão mais profunda do ESG e sua função vital para a cooperativa. Andrea Pavani, Analista de Sustentabilidade, expressou seu contentamento, reforçando o impacto causado em cada um dos líderes sobre o que é e qual a importância do ESG.

“O que me emocionou foi que eles, além de terem entendido conceitualmente, reconheceram o quanto a sustentabilidade está presente em tudo que fazem no dia a dia e o quanto tudo isso compromete o futuro do negócio, o quanto impacta e depende de todos nós”, disse.

“Fico extremamente grato pela recepção de todos da COPLACANA.

A Ocesp está junto para contribuir com o desenvolvimento das cooperativas”, finalizou Renato Silva.