Ajudar a desenvolver e divulgar o controle biológico no mundo e incentivar a tática dentro de um Manejo Integrado de Pragas e divulgar informações agrícolas de forma simples e acessível para os agricultores.
Este foi o propósito da palestra “Controle de pragas em cana-de-açúcar”, promovida no dia 4 de outubro pela COPLACANA, em parceria com a Koppert, no Restaurante Monte Olimpo, em Araras/SP.
Os ensinamentos foram ministrados pelo palestrante Alexandre de Sene Pinto, professor e consultor em 70 organizações nacionais e internacionais.
A iniciativa da COPLACANA e da Koppert em disseminar informações e incentivar o uso de métodos sustentáveis é um exemplo inspirador de como a agricultura pode evoluir, promovendo práticas que protegem o ambiente e garantem a segurança alimentar a longo prazo.
Segundo a colaboradora Jaqueline Calixter, da filial Araras/SP, o professor abordou temáticas sobre as pragas da cana-de-açúcar, técnicas e práticas de controle e prevenção.
“Falamos, também, sobre o manejo e tiramos dúvidas das cooperadas. E o Núcleo Mulher marcou presença, as mulheres participaram intensamente”, disse.
O evento teve atuação significativa de integrantes do Núcleo Mulher, no qual as mulheres cooperadas, suas filhas e netas, desempenharam um papel ativo e expressaram grande interesse na implementação de métodos de controle de pragas com produtos biológicos.
A participação das cooperadas, como Elisabeth Aparecida Malvestiti Consoni, destaca o entusiasmo em direção a um futuro agrícola mais sustentável.
Após a experiência, ela compartilhou sua empolgação em aprender sobre práticas inovadoras, um assunto inusitado para ela.
“Nunca tinha assistido uma palestra de controle de pragas com produtos biológicos, porque, na propriedade, costumo usar os químicos. Gostei bastante da proposta. Realmente, o Núcleo Mulher está abrindo meus horizontes, pois temos curiosidade, queremos participar, aprender práticas novas. Fiquei muito interessada em saber mais. Por isso, vou entrar em contato com o Fabio Montebello, Gerente da filial, para me informar”, comentou.