Menu

Menu

Novidades COPLACANA

Programa Líder Agro SP escolhe a COPLACANA para sediar o encerramento do curso

Tempo de Leitura: 2 min

Envie para seus amigos

A COPLACANA foi escolhida para sediar, no dia 23 de novembro, a cerimônia de encerramento do Programa Líder Agro, o grande encontro das lideranças do cooperativismo agro paulista.

Com duração de um ano, o curso foi idealizado pelo Sistema Ocesp, em parceria com o Centro de Agronegócio da FGV (Fundação Getulio Vargas).

Durante a formatura, foram entregues os certificados de conclusão aos participantes e celebrado esse marco do cooperativismo agropecuário.

O aluno Marcos Farhat, Diretor Administrativo da cooperativa, recebeu seu diploma das mãos do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Maturro.

“Os presidentes das cooperativas que permitiram que os seus gestores viessem aqui têm a cabeça voltada para o futuro, para a inovação, gestão. Que sorte poder participar desse tipo de programa com pessoas dessa competência, desse nível tão alto de crescimento, e ouvir sobre o cooperativismo moderno, como a gente deve caminhar, como devemos promover o cooperativismo”, discursou Farhat, orador da turma.

Em sua fala, Matturro ressaltou, como uma das principais conquistas da gestão, que SP hoje tem 100% de propriedades processadas e analisadas quanto ao Cadastro Ambiental Rural.

“Nossa decisão, quando chegamos na SAA, era de não fazer nada sem antes discutir com o setor produtivo”, afirmou o secretário, dizendo que é para atender ao produtor que a secretaria existe.

O secretário lembrou também dos R$102 milhões que foram investidos na pesquisa científica do Agro paulista. “É um recurso do Estado que se multiplica em benefício da população”, assegurou.

Estiveram presentes também o presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo del Grande, Arnaldo Bortoletto, presidente da COPLACANA, o diretor executivo do FGV in company, professor João Lins, e o coordenador do Líder Agro, professor Marcello Romani, também da FGV.

Líder Agro SP

O Líder Agro SP é um programa de desenvolvimento exclusivo para as cooperativas agropecuárias paulistas. Entre os temas abordados nas aulas, estavam a inovação no setor agro; empreendedorismo e startups no agronegócio; reconhecimento, percepção e liberação da criatividade; solução de problemas racionais e resolução de problemas não racionais (heurísticos); papel da liderança na inovação; importância do erro nos processos de inovação; entre outros.

Na segunda etapa, os executivos participantes do programa também se aprofundaram em temas como estratégia e gestão de stakeholers; comércio exterior; gestão de risco; finanças e financiamento no agronegócio; liderança; logística e supply chain; e governança corporativa cooperativa.