2024 foi um ano de conquistas e transformações para a COPLACANA.
A cooperativa enfrentou desafios e colheu frutos em diversas frentes, consolidando sua liderança no mercado de cana-de-açúcar e abrangência em diversificação de negócios.
Os resultados alcançados refletem a busca constante pela satisfação dos cooperados, a inovação e a adaptação às volatilidades do mercado.
Nesta retrospectiva, te apresentaremos os principais destaques do ano em diversas áreas.
AGRICULTURA DE PRECISÃO
Para proporcionar maior aproveitamento dos drones pelos cooperados, agora, realizamos a entrega técnica dos drones de pulverização in loco, além de disponibilizar o CAAR (Curso para Aplicação Aeroagrícola Remota) para quem adquiriu o equipamento com a cooperativa.
Também estão sendo estruturadas as manutenções de drones e tecnologias (GPS e outros) para trazermos mais um diferencial.
A área alcançou, até novembro, R$ 18 milhões em faturamento.
ÁREA TÉCNICA
Investimos em uma plataforma na qual, por meio do painel de gestão dos receituários agronômicos, é possível ter uma visão detalhada de todas as emissões da cooperativa, tais como índices de cultura, produtos, produtores rurais, propriedades rurais, emissões detalhadas por responsável técnico, quantidade de área tratada, bem como permite o acompanhamento em tempo e geração de relatórios.
Houve um aumento de biossoluções (insumos biológicos) no portfólio (base comercial), levando aos cooperados novas ferramentas para o manejo integrado e contribuindo para uma agricultura mais sustentável e regenerativa.
Foram firmadas duas parcerias, que têm como principal objetivo levar novas tecnologias aos cooperados, contribuindo para fortalecer a relação de valores: convênio com a APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) sobre “Manejo da cultura da soja em longo prazo em áreas de reforma de cana-de-açúcar” (pesquisa adaptativa sobre variedades de soja na reforma dos canaviais da região de Piracicaba) e com a Embrapa (Embrapa Agricultura Digital), para inovação na área de insumos biológicos.
BOITEL
Este ano, tivemos um significativo aumento no número de cooperados atendidos, passando de 30 para 36 cooperados, o que demonstra o fortalecimento, confiança e o crescente reconhecimento do Confinamento COPLACANA.
Em 2024, recebemos 4.896 animais, com uma média de estadia de 96 dias e um ganho de peso diário médio de 1,67 kg.
Esses resultados refletem a eficiência do nosso manejo e a qualidade da alimentação fornecida aos animais, sempre com foco no bem-estar e no desempenho ideal.
Além das nossas atividades de Confinamento, um dos destaques deste ano foi a comercialização de 2.500 toneladas de esterco bovino, que oferecemos aos nossos cooperados para utilização em suas lavouras.
Esse material orgânico é uma excelente fonte de nutrientes para o solo e, com isso, contribui diretamente para o aumento da produtividade agrícola de nossos cooperados, promovendo práticas sustentáveis e agregando valor à sua produção.
Em 2024, implementamos um novo modelo de cobrança das diárias por quilo de matéria seca, que visa proporcionar um ganho mais justo e rentável para os nossos cooperados dependendo das características do animal.
Esse novo formato traz mais flexibilidade e pode resultar em uma cobrança mais vantajosa em diversos cenários.
Participamos do leilão promovido pela Esalq/USP, realizado em nossas estruturas e tivemos um estande no COPLACAMPO 2024, dentro da Pecuária, para explicar aos cooperados que ainda não conheciam a fundo o processo de Confinamento sobre as operações realizadas e os benefícios dessa prática para a melhoria do desempenho dos animais.
CENTRAL DE RECEBIMENTO DE EMBALAGENS VAZIAS DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS
A Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas de Piracicaba/SP está trabalhando com uma nova prensa para enfardar as embalagens com muito mais eficiência, o que permite otimizar as operações de processamento com maior volume em menor tempo, resultando em aumento de 10% em relação a 2023. Também ocorreu a reforma do posto de recebimento de embalagens de Cerquilho, proporcionando ao cooperado a prestação de serviço de melhor qualidade e maior agilidade no recebimento.
O processamento recorde foi de 415 toneladas de embalagens vazias de defensivos que foram recebidas de cooperados através do posto de Cerquilho e da Central de Piracicaba, contribuindo para a logística reversa (economia circular).
Para melhoria nos processos e atendimento aos cooperados da região, foi feita a implantação de sistema operacional do inpEV – Cerquilho/SP para digitalização de emissão de comprovante de devolução das embalagens aos cooperados, agilização para emissão de segunda via dos comprovantes, agilidade em solicitação de fretes, melhoria no monitoramento do estoque, agilidade na emissão de nota para expedição de cargas.
A implantação tecnológica de rastreabilidade dos fardos processados em Piracicaba/SP foi mais um feito da Central. Eles são pesados por uma paleteira balança que manda os dados para aplicativo do inpEV pelo qual são emitidas etiquetas com QR CODE contendo peso, tipo de produto, identificação da central de Piracicaba.
Na expedição para as recicladoras, é lido o QR CODE de cada fardo, e os dados são enviados para o aplicativo, que calcula o peso da carga e quantidade de fardos, facilitando e agilizando a emissão da nota.
CRÉDITO
Neste ano, contratamos um software para melhorar as análises de crédito e reduzir riscos. Desenvolvemos parceria de seguro com corretora e estabelecemos colaborações bancárias (convênios e intercooperação) para oferecer taxas de financiamento mais acessíveis aos cooperados. Integramos os princípios ESG nas análises de crédito, garantindo práticas sustentáveis e éticas.
Ampliamos a atuação do time para além do backoffice (administrativo) tradicional, ofertando e melhorando os serviços aos cooperados.
Para o futuro está no radar avaliação de contratações de serviços de satélite para verificação de culturas implantadas nos imóveis analisados para concessão de crédito, treinamentos e contratações de softwares especializados análise de crédito de pessoas jurídicas.
ESG
Entre os projetos voltados à sustentabilidade, governança e ao social, está o Dia Nacional do Campo Limpo, que envolve cerca de 2500 de escolas da região de Piracicaba/SP demonstrando o papel do produtor rural e da central de embalagens em todo o processo que envolve a devolução desse material.
A iniciativa COPLACANA do Futuro, implantada em 2024, tem como objetivo mostrar a cooperativa como modelo de negócio do cooperativismo, suas diferentes frentes e as oportunidades de trabalho nas suas diversas áreas para alunos de ensino médio.
O projeto do Dia de Cooperar neste ano foi direcionado para o cooperado, em que o objetivo principal era trazer o conhecimento sobre os sete princípios do cooperativismo por meio de uma dinâmica na matriz e filiais da cooperativa.
Duas campanhas de sustentabilidade que envolvem diretamente o colaborador da COPLACANA foram implantadas trazendo tanto economia, quanto desenvolvendo o senso de sustentabilidade ao economizar copo descartável e devolvendo uniformes que seriam descartados no lixo, gerando a economia circular.
FÁBRICA DE RAÇÃO
Foi concluída a transferência da operação da fábrica de Piracicaba/SP para Tietê/SP, iniciando a operação de ensaque de milho neste local, além de feito upgrade no sistema de automação da produção aumentando a capacidade produtiva.
Alcançamos recorde de produção por quatro meses seguidos (julho, agosto, setembro e outubro), chegando a 6 mil toneladas produzidas no mês.
Iniciamos as operações na fábrica de Penápolis/SP, aumentando a capacidade produtiva e diminuindo os custos logísticos para entrega de ração na região. Também foram firmadas parcerias com empresas de reciclagem para destinação correta dos resíduos gerados pela Fábrica de Ração e adequação.
IRRIGAÇÃO
O crescimento da unidade de negócio de irrigação trouxe melhorias que ainda estão ocorrendo, relacionadas a aspectos financeiros, treinamentos de time, contratações e crescimento em vendas.
Temos participado de eventos em conjunto com as lojas nas regiões que atuamos, como Santa Cruz das Palmeiras/SP, Araraquara/SP, Araras/SP, Jaú/SP, Piracicaba/SP e outras, como também em eventos com times de insumos. De 2023 para 2024, triplicamos o faturamento.
NÚCLEO MULHER
Podemos citar inúmeros eventos nos quais as cooperadas integrantes do Núcleo Mulher COPLACANA participaram.
São alguns deles: visita à Xandô, ao HFC Saúde, Agrishow e Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, prática de yoga no Dia das Mães, Dia de Campo com foco em aplicação de produtos, curso de horta e composteira.
NÚCLEO JOVEM
Durante o ano de 2024, foram desenvolvidas diversas atividades, entre visitas técnicas e cursos/palestras on-line.
Pela primeira vez, fizemos um curso in-company com a UFSCar, no qual foram abordados os temas liderança, gestão de conflitos, finanças e gerenciamento, novas tecnologias, sustentabilidade e planejamento sucessório.
Além disso, tivemos várias visitas técnicas que nos proporcionaram conhecer e entender melhor a dinâmica dos stakeholders dos produtores, como à empresa de calcário, à usina Granelli, à fazenda de Nelore pintado, à vinícola e
plantação de uva, à empresa de horticultura e fazenda Audax, aprendendo sobre o manejo de reprodução de bovinos, além de visitar o cooperado Francisco Borsato que nos ensinou sobre sua produção na soja e o envolvimento da família.
E falando sobre sucessão, tivemos uma roda de conversa sobre sucessão familiar com diferentes pessoas do agro e suas
posições no negócio envolvendo os membros Núcleo Jovem e os cooperados.
UNIDADES DE GRÃOS
Contamos com três unidades próprias que totalizam 97.500 tons de capacidade estática, sendo 43.500 tons em Piracicaba/SP, 36.000 tons em Taquarituba/SP e 18.000 tons em Uberaba/MG, que será inaugurada em 2025.
Contamos também com mais 65 armazéns gerais de terceiros que também originamos grãos nos estados de SP e MG.
Com processos estruturados para um crescimento contínuo, em 2024 alcançamos o volume originado de 350 mil toneladas de grãos, sendo segmentado entre soja, milho e sorgo, o qual representa um crescimento de 30% em volume comparado com 2023.
VAREJO
Implementamos um catálogo de produtos digital, iniciamos o trabalho com o setor de MRP (Planejamento das Necessidades de Materiais), roteirização de produtos para as filiais e o início das entregas pela matriz.
Na UEN Varejo (Automotivo, Pecuária e Lojas varejo), tivemos um crescimento no faturamento de 25%, comparado com o ano anterior.
Este ano, foram inauguradas duas filiais, Tupaciguara/MG, Pirajuba/MG, e repaginação na filial de Nova Odessa/SP.
Também realizamos Dias de Campo como o da Fazenda Miraflores GB, encontros técnicos em outras propriedades, a Conexão Pecuária, doação de leite para Associação Santa Rita de Cassia na cidade de Capivari/SP e em dinheiro para o Lar São José, de Cerquilho/SP.
Iniciamos a comercialização de sêmen animal.
Entre as ações ESG, participamos do projeto Circular, de retorno das embalagens vazias que comercializamos, doamos rações para o Rio Grande do Sul e implantamos a utilização do uso das sacolas biodegradáveis em todas as filiais.
Tivemos um aumento no faturamento/volume em quilos na ração, principalmente nas filiais atendidas pela fábrica de Penápolis/SP, para melhoria da performance e fortalecimento da marca ração COPLACANA, e firmamos uma parceria para comercialização de sementes de pastagens.
Atualmente, a COPLACANA atua em cinco estados com lojas de varejo, num total 29 lojas, sendo 3 MG, 2 GO, 1 MS, 1 PR e 22 no SP, com um portfólio completo para atender os nossos cooperados/clientes em tudo que ele necessita em suas atividades rurais.