Menu

Menu

Novidades COPLACANA

Robô inovador trará crescimento de 40% para a Fábrica de Ração da COPLACANA

Tempo de Leitura: 3 min

Envie para seus amigos

A COPLACANA protagoniza uma transformação histórica em sua Fábrica de Ração com a implantação de um avançado sistema de automação.

O investimento na robótica de alta performance é uma atualização tecnológica, e, muito além disso, um movimento estratégico para turbinar a capacidade produtiva e garantir ainda mais segurança e qualidade para o Cooperado.

O robô KUKA KR180, especificamente projetado para operações de paletização, tem como principal função receber os sacos de ração por meio de esteiras integradas e realizar a montagem precisa dos paletes, na formação estabelecida, garantindo padronização total em cada camada e empilhamento.

Antes da implementação, o processo era um gargalo operacional.

Conforme relatado por Vinícius Espogino Foresti, Coordenador da Fábrica de Ração COPLACANA, a atividade manual exigia a alocação de aproximadamente 10 pessoas por turno.

“Com a capacidade de processar cerca de 700 sacos por hora, o KUKA KR180 ultrapassa a capacidade da ensacadeira, abrindo caminho para a expansão da produtividade para outros turnos, sem a necessidade da contratação massiva que o processo manual exigiria. Em um dia de oito horas, o robô empacota mais de 5 mil sacos, superando a média manual de 3 a 3,5 mil sacos por dia”, disse.

O investimento em automação resulta em aumento de desempenho.

A linha pode atingir até 11 sacos por minuto, garantindo uma margem de crescimento de 40% sobre a demanda atual, conforme dados levantados por Gelson Schmidt, Diretor Comercial da Indumak Máquinas, empresa que montou e fez a automação do robô.

O sistema robótico tem, ainda, menor custo por tonelada produzida, menos paradas e maior estabilidade no fluxo de produção.

O retorno financeiro, que em cenários de economia apenas com mão de obra levaria cerca de dois anos, segundo ele, é acelerado para menos de um ano.

A precisão e repetibilidade do robô garantem a padronização total da embalagem, do empilhamento e da apresentação final. As esteiras integradas asseguram que cada sacaria chegue na posição ideal, eliminando danos e garantindo a correta montagem dos paletes.

Essa consistência reduz significativamente erros, elevando a qualidade e a confiabilidade do produto.

A eficiência se reverte em benefício direto para o Cooperado.

Com a automação, a linha de produção opera com maior velocidade e fluidez, reduzindo gargalos e o tempo entre o pedido e a entrega.

A agilidade produtiva garante que os pedidos sejam atendidos mais rapidamente, com total consistência na qualidade.

“O uso dessa tecnologia traz maior eficiência ao processo produtivo garantindo uma maior oferta de produto para venda”, comentou Foresti.

Além de todos esses benefícios, ainda há o avanço em segurança ocupacional.

O robô elimina completamente a necessidade de os colaboradores executarem tarefas de alto esforço físico e esforço repetitivo, como o levantamento e a movimentação manual de sacarias pesadas (25 a 30 kg).

Ao assumir o trabalho que antes causava desgaste físico, risco de lesões e doenças ocupacionais, o robô KUKA contribui para um ambiente de trabalho mais seguro, moderno e sustentável.

Os colaboradores são realocados para funções de maior valor agregado, garantindo que a tecnologia sirva, além de melhor atendimento ao Cooperado, para o bem-estar e o desenvolvimento da equipe COPLACANA.

“O uso do robô reduz o desgaste físico e riscos de doenças ocupacionais por conta de ergonomia e levantamento de carga”, finalizou.