Menu

Menu

Novidades COPLACANA

Solenidade de aniversário: uma noite de comemoração com as principais referências do agronegócio

Tempo de Leitura: 5 min

Envie para seus amigos

 

No dia 10 de outubro, a COPLACANA celebrou as realizações de três quartos de século de história, marcada por conquistas e crescimento contínuo, ao lado de autoridades que são referência no agronegócio do Brasil e do mundo.

A solenidade, realizada no Auditório da matriz da cooperativa, em Piracicaba/SP, reuniu um público de 400 pessoas, composto por autoridades, diretores, conselheiros, cooperados homenageados e convidados especiais.

O evento foi marcado por uma atmosfera festiva e emocionante, onde o passado glorioso e o futuro promissor da COPLACANA se encontraram em uma única noite e foram celebrados.

Reconhecimentos destacando a importância e o impacto da cooperativa ao longo das décadas não faltaram.

Em um mundo em constante evolução, a COPLACANA demonstrou que a união e o trabalho conjunto são a chave para o sucesso no agronegócio.

Com 75 anos de história, a cooperativa se mantém firme em seu propósito de conectar sonhos e transformar vidas, apoiando e promovendo o desenvolvimento da agricultura.

Um dos destaques da noite foi a entrega de homenagens da Câmara de Vereadores de Piracicaba/SP, entidades da cidade e empresas parceiras, que ressaltaram a contribuição da COPLACANA para o desenvolvimento da agricultura local e nacional.

As condecorações enfatizaram o comprometimento e a excelência que têm sido marcas registradas da cooperativa desde a sua fundação.

No início da cerimônia, uma das colaboradoras mais antigas, Vera Lucia, de Nova Odessa/SP, que completou 34 anos de trabalho na COPLACANA, entregou um pin de ouro aos líderes que construíram este legado: Arnaldo Antonio Bortoletto, Presidente, José Coral, Vice-presidente, Marcos Farhat, Diretor Administrativo, Claudio Rossi, Diretor Administrativo Financeiro, Fabio Veloso, Diretor de Operações, e Roberto Rossi, Diretor de Negócios.

Este ato simbólico representou o futuro da cooperativa, que continuará a brilhar como um farol de inspiração.

“É uma satisfação muito grande para nós, que vivemos o cooperativismo, celebrarmos esses 75 anos. Nosso trabalho se resume na união de forças para o bem comum, esta é nossa filosofia de vida. Estou muito feliz em ter recebido tantos convidados e entidades, que homenagearam não só a COPLACANA, como todos os cooperados”, ressaltou o Presidente, Arnaldo Bortoletto.

A história de vida do Vice-presidente, José Coral, se confunde com a própria trajetória da cooperativa.

“Quando a cooperativa nasceu, eu tinha 10 anos de idade e já acompanhava a COPLACANA com meus pais. Hoje, incentivamos os jovens a participar, para que a sucessão familiar continue. A cooperativa está organizada para continuar crescendo.”

Em um momento emocionante, o Diretor Administrativo, Marcos Farhat, pediu um minuto de aplausos para os 57 produtores que se reuniram para fundar a antiga Cooperativa Central dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo, a segunda do Brasil, hoje COPLACANA.

“Esses 75 anos nos fazem refletir sobre uma trajetória de crescimento e avanços tecnológicos. Hoje, temos mais de 40 Unidades Estratégicas de Negócio em cinco estados.”

Tarcísio de Freitas, Governador de São Paulo, enviou um vídeo parabenizando a COPLACANA pelo aniversário.

“Parabéns pela grandeza, quantidade de cooperados, presença no Estado e pela capilaridade neste setor tão importante. Que Deus abençoe a trajetória e que seja cheia de vitórias.”

Roberto Rodrigues, Professor Emérito da Fundação Getúlio Vargas, destacou a importância das cooperativas como pilar fundamental para o crescimento sustentável do setor agrícola e elogiou o trabalho da COPLACANA em prol do desenvolvimento rural.

“Eu me sinto lisonjeando em participar de um evento como esse de uma instituição tão séria. Completar 75 anos de trabalho bem prestado, cumprindo a doutrina de servir o cooperado, não é algo convencional. As razões pelas quais a COPLACANA se mantém viva por tanto tempo são direção organizada e cooperados leais e fiéis.”

Entre os momentos mais aguardados da celebração estava a participação do novo Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, que fez questão de marcar presença no evento. Em seu discurso, o secretário reforçou o compromisso com o cooperativismo paulista e a importância da transição energética por meio da cana-de-açúcar.

“A COPLACANA é uma cooperativa consolidada. É a menina dos olhos de ouro do Brasil. O setor sucroenergético representa 35% da balança comercial do Estado de São Paulo”, evidenciou.

Presidente do Sistema Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), Edivaldo Del Grande, que também é cooperado, comentou que é uma honra, para ele, comemorar os 75 anos de luta e de prestação de serviço ao produtor rural.

“É uma vida. Em um país onde a média de uma empresa não passa de cinco anos, é uma honra muito grande celebrar esses 75 anos e representar esse movimento cooperativista do Estado”, salientou.

O Prefeito de Piracicaba/SP, Luciano Almeida, destacou a solenidade como um momento histórico para a cidade e para o país.

“A trajetória de sucesso de 75 anos da COPLACANA, com certeza, confere um valor agregado ainda maior ao nosso município, reconhecido como um dos grandes centros mundiais do segmento do agronegócio. Uma cooperativa pioneira, que nasceu com propósito de oferecer completa assistência aos plantadores de cana-de-açúcar e desde então vem obtendo posição de destaque no cenário nacional, com mais de 30 filiais espalhadas pelo Brasil”, disse.

Além das homenagens e pronunciamento das autoridades, a solenidade contou com lançamentos especiais.

Os participantes prestigiaram a estreia do vídeo institucional, o lançamento de um documentário inspirador e a apresentação do emocionante livro “COPLACANA – Há 75 Anos Semeando e Transformando Gerações no Agro”, bem como a leitura de seu prefácio.

O vídeo institucional é fruto de um trabalho cuidadoso e dedicado, que capta a essência e o propósito da nossa cooperativa.

Nele, é possível mergulhar em uma jornada pelos valores, projetos e conquistas, permitindo conhecer mais profundamente o impacto positivo que a COPLACANA gera no agronegócio.

Já o livro nasceu da necessidade de partilhar experiências, aprendizados e sentimentos profundos, prometendo não apenas emocionar, como também inspirar, deixando marcas profundas em cada um que tiver a oportunidade de lê-lo.

Nesta obra, o escritor mergulhou nas vivências dos cooperados para criar uma narrativa rica e envolvente.

O documentário desbravou histórias reais dos cooperados Attilio Amgarten (in memoriam), Gertrudes Amgarten, Camila Rodrigues, Christina Pacheco, Daniele Gastardelo, Francisco Manoel Borsato, José Antônio Nogueira Junior, José Valdir Granelli, Moacir Perez, Odair Novello, Paulo Roberto Artioli, Sebastião Ventura, Sergio Santin, Silvia Beltrame, Victor Sanches, Vilmar Rahal e Vlademir Ribeiro de Almeida, repletas de superação e transformação. Através de imagens emocionantes e depoimentos tocantes, o vídeo transporta todos para uma jornada de descobrimento e reflexão.

Após a cerimônia, durante o jantar, o evento também proporcionou momentos de confraternização e networking entre os presentes, fortalecendo ainda mais os laços que unem a COPLACANA e seus parceiros.

O aniversário da COPLACANA não é apenas uma celebração de seu passado, mas também um lembrete de que seu futuro continua brilhante e repleto de promessas, graças ao comprometimento de seus cooperados, diretores, parceiros e colaboradores.