Menu

Menu

Novidades COPLACANA

Uma nova COPLACANA: sistema de gestão traz mais modernidade e segurança a processos

Tempo de Leitura: 3 min

Envie para seus amigos

Mais que um passo, a COPLACANA deu um enorme salto para o futuro.

Isso porque, a partir do dia 1º de maio, um novo ERP (sistema de gestão) denominado SAP S/4HANA passou a operar.

A ferramenta, mais moderna e tecnológica, traz inúmeras vantagens e veio com a proposta de revolucionar, transformando a COPLACANA em uma nova cooperativa.

Segurança, processos mais ágeis, novas formas de pagamento, condições facilitadas, estruturação contábil, gestão logística, controle de estoque, acompanhamento instantâneo de resultados e informações mais claras são alguns dos muitos benefícios que o novo sistema da COPLACANA oferece aos cooperados.

O presidente, Arnaldo Antonio Bortoletto, explicou que, com o planejamento estratégico de diversificação, aumento de área, vinda de máquinas e o faturamento crescente, era necessário um sistema de gestão mais robusto, que acomodasse toda esta demanda.

“Analisamos vários e, depois de uma discussão interna, avaliamos o custo-benefício e optamos pelo SAP, que trouxe mais transparência, facilidade na emissão de relatórios e segurança dos dados, no sentido de evitar fraudes. Além disso, ele é compatível com os principais fornecedores e instituições financeiras”, ressaltou.

Claudio Rossi, Diretor Administrativo Financeiro e Sponsor (patrocinador), acrescentou que o início do processo de escolha do software se deu por meio de benchmarking (análise estratégica de empresas do mesmo setor) e identificação das melhores práticas de gestão de projetos.

“Na sequência, preparamos a cultura da COPLACANA para acolher as configurações do SAP. Alinhado com o comprometimento do time, atuando de forma bem rigorosa e com gestão focada na eficiência, o projeto teve um resultado muito positivo. A implantação foi um sucesso, sem problemas operacionais, com mínimos ajustes.”

Ele destacou, ainda, que a COPLACANA subiu de patamar com ganhos em gestão do negócio e tecnologia.

“Com essa volumetria de dados assertivos, já preparamos a COPLACANA para trabalhar com Big Data, Analytics (Inteligência analítica), base de dados para, assim, colher informações assertivas com emissão de relatórios. Agora, teremos mais tempo de analisar todos esses dados, disponíveis online, e identificar oportunidades”, pontuou.

No total, 23 key users, 13 apoios e 15 donos de processo se empenharam, por cerca de um ano e meio, para essa transformação acontecer.

Além de Claudio, a iniciativa foi liderada por Fabio Borges, Gerente de Tecnologia da Informação (Sistemas), e demais diretores Marcos Farhat, Administrativo, Fábio Veloso, de Operações, e Roberto Rossi, de Negócios.

Transição do sistema

Capacitação tem sido um dos principais focos da COPLACANA, principalmente no período de pausa na transição do sistema de gestão.

Uma das palestras para qualificação da equipe foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com enfoque em atendimento ao cliente.

Ministrado por Aly Baddauhy Jr., o treinamento também trouxe ideias, estratégias comerciais de negociação e fechamento de vendas para os 150 colaboradores das áreas de Varejo e Peças de 27 filiais participantes, totalizando 16 horas de muito conhecimento e troca de experiências.