Para fortalecer o papel do público feminino no agronegócio, o Núcleo Mulheres da COPLACANA participou, nos dias 30 e 31 de agosto, do ENMCOOP (Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas).
A iniciativa recebeu cerca de 800 mulheres de todo o Brasil, além de mais de 150 cooperativas.
A COPLACANA prestigiou o evento com a participação de 30 mulheres, entre a matriz e filiais, representando todas as cooperadas e colaboradoras. Andrea Pavani, responsável pela área de projetos socioambientais da COPLACANA, esteve no encontro e o definiu como “cheio de energia, contagiante”.
“Nesses dois dias, o evento proporcionou, para as mulheres do Núcleo Mulheres da COPLACANA, além de muita emoção, o engajamento com pessoas de todos os lugares do Brasil. Pudemos conhecer o trabalho de outras cooperativas e nos conectar com experiências diferentes”, contou.
Palestras sobre inovação, desafios na gestão do agro, ESG, transformação digital, manejo de biológicos na agricultura e pesquisa científica integraram a programação do ENMCOOP.
“Os conteúdos trouxeram muita informação importante para o agronegócio. Os palestrantes envolveram as mulheres em discursos de encorajamento, elevação da autoestima e empoderamento”, disse Andrea.
Produtora rural atendida pela filial Igarapava (SP), Luciane Batisteti Gomes participou e ficou por dentro de novas possibilidades e tecnologias.
“A convite da COPLACANA, participei desse magnífico evento. Tudo o que aprendemos foi fantástico, emocionante, nos dá uma satisfação muito grande e nos motiva a continuar no negócio. Todas as mulheres deveriam participar para aprender cada vez mais”, afirmou.
A cooperada Tânia Maria Ferraz de Arruda Salvador compartilha da mesma opinião.
“O encontro foi excelente. Foi muito bom ter ido. Ver tantas mulheres guerreiras e perseverantes foi espetacular.”