Menu

Menu

Notícias

Cooperados participam do lançamento da Frencoop-SP

Tempo de Leitura: 2 min

Envie para seus amigos

Com o objetivo de fortalecer e garantir o trabalho de cooperativas das mais diversas áreas do Estado de São Paulo, foi lançada, no dia 10 de agosto, a Frencoop-SP (Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista), na Assembleia Legislativa do Estado.

 

Para prestigiar o evento, a COPLACANA organizou uma caravana com a participação de mais de 30 cooperados.

Além disso, representantes de 68 cooperativas e 18 associações do Estado de São Paulo, parlamentares, organizações não governamentais e outras autoridades assistiram o lançamento.

Acompanhando a excursão, José Rodolfo Penatti, da Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba), agradeceu a todos pelo engajamento.

“Agradeço por estarem juntos nesta viagem. Com certeza, foi de muita importância para o agro ter um deputado de nossa região, Hélio Donizete Zanatta, eleito o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo Paulista. Obrigado a todos pela colaboração”, disse.

 

Frencoop

O grupo, coordenado pelo deputado Helinho Zanatta, conta com 10 integrantes efetivos e é apoiado por outros 19 parlamentares da Alesp.

A frente pelo cooperativismo existe há mais de 30 anos e, em São Paulo, é relançada ao início de toda nova legislatura.

“Vamos catalisar as necessidades, as condições e o que precisamos trabalhar aqui na Alesp e junto ao Executivo, para que a gente possa defender essa atividade que gera emprego e renda para o Estado”, comentou Zanatta.

“Acreditamos que essa forma de se organizar e produzir, apesar de já ter muitos anos, continua jovem”, disse o deputado federal Arnaldo Jardim, que compôs a Mesa do evento.

O parlamentar é presidente da Frente pelo Cooperativismo da Câmara dos Deputados e defende as organizações nacionalmente.

“O Legislativo age intervindo em políticas públicas para fazer com que o cooperativismo esteja presente”, completou.

 

Dados

O Estado conta com mais de mil cooperativas em atividade, com cerca de 3,5 milhões de cooperados, segundo informações da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo).

Essas cooperativas atuam nos mais diversos ramos da sociedade, como agronegócio, saúde, educação, habitação e outros.

Presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande falou sobre como o Parlamento Paulista pode contribuir com as cooperativas.

“Precisamos que a frente aplaine o caminho para que as cooperativas possam trabalhar, seja qual ramo for, porque o resto elas fazem. Está no DNA delas”, afirmou.