Menu

Menu

Notícias

Dia Nacional do Campo Limpo: COPLACANA promove peça teatral a 2.500 alunos de escolas municipais

Tempo de Leitura: 3 min

Envie para seus amigos

Cultura, sustentabilidade e cooperativismo foram as temáticas abordadas na peça teatral “Juntos somos mais fortes”, realizada pela COPLACANA, com a organização das equipes de Sustentabilidade e da Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas.

A iniciativa, em parceria com o inpEV e Sistema Ocesp, ocorreu na semana do 19º Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado, anualmente, em 18 de agosto.

Cerca de 2.500 alunos de escolas municipais assistiram ao espetáculo.

Piracicaba (SP) sediou o primeiro e o último teatro, nos dias 14 e 18 de agosto, no Auditório da matriz.

O município de Mombuca (SP) recebeu o projeto de educação ambiental no dia 15 de agosto, Iracemápolis (SP) em 16 de agosto e Saltinho (SP), 17 de agosto.

Participaram as escolas municipais Erodites de Campos, Antonio Furlan, Jose Pedro Mariotti, Braz Giuseppe Fedrigo, Dona Leontina de Oliveira, Dr. Antonio Candido De Camargo, Prof. Dulcidia Costa Rivabem, Prof. Benedicto Carlos Freire, Dr. Sérgio Estanislau do Amaral, Prof. Argentina Francês, Prof. Angela Regina Sacaro Orique, Barão de Serra Negra, Prof. Imaculada Grecco Civolani, Prof. Maria Aparecida de Aguiar Degaspari, Prof. Augusto Elias Salles, Prof. Ignez Brioschi Rubim, Prof. Claudete Aparecida Guidolim Nicolai, Nossa Senhora Aparecida e Prof. Roque Névio Fioravante.

O presidente Arnaldo Antonio Bortoletto reforçou que, anualmente, a COPLACANA se envolve em eventos comemorativos do Dia Nacional do Campo Limpo.

“Abordamos, com as crianças e adolescentes, o trabalho de recuperação de embalagens e a responsabilidade que o produtor rural tem em prol da preservação. Com o ESG em alta, o meio ambiente está em evidência”, disse.

“O intuito das ações é mostrar a importância de se manter o campo limpo e a prática de conscientização da devolução das embalagens vazias de defensivos agrícolas”, explicou Andrea Pavani, Analista de Sustentabilidade.

O espetáculo infantil, dirigido e redigido por João Mattos e produzido por Thais Gracia, transmite os valores do cooperativismo de forma lúdica, envolvente e divertida.

No enredo, Bela e Abel são duas abelhas que não se entendem, até que encontram “Miga”, uma formiga amiga e solidaria. Com sua ajuda, as abelhas percebem a importância de saber ouvir, compreendem que as opiniões de todos devem ser levadas em conta. Vão descobrir que cooperativismo é uma forma de ser e viver e que Juntos Somos Mais Fortes.

Durante a ação, foram premiadas, em cada cidade, duas crianças com o melhor desenho e melhor redação, com o tema: “Casa Ecoeficiente”.

Além de assistirem ao teatro, todas receberam kit lanche, com cachorro quente, refrigerante e pipoca, e brindes.

 

Dia Nacional do Campo Limpo

De acordo com o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), criador da data, o Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado anualmente no dia 18 de agosto com o objetivo de reconhecer a participação dos diferentes agentes – agricultores, canais de revenda e cooperativas, indústria fabricante e poder público – da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil e celebrar os resultados alcançados com a atuação conjunta.

Para marcar a data, conferir mais visibilidade ao tema e reforçar a conscientização da comunidade, o Instituto promove, anualmente, uma série de eventos.

São ações comunitárias, concursos em escolas, capacitações em universidades e encontros com autoridades locais, entre outras iniciativas, realizadas no entorno das unidades de recebimento, que estimulam a comunidade local a refletir sobre a importância da conservação do meio ambiente e o papel que podem desempenhar nesse esforço.

A primeira ação que ocorreu na COPLACANA, em 2005, ficou conhecida como um dia para a sociedade brasileira comprovar que é possível produzir com responsabilidade e respeito à natureza.

“Nós nos orgulhamos pela inciativa em 2005 em parceria com o InpEV, em realizar este dia tão significativo para o agronegócio brasileiro. O DNCL é um momento de reflexão e aprendizado, não só para o campo, mas também para toda sociedade, mostrando que o campo é o maior preservador do meio ambiente”, relembrou Rodrigo Bispo, Líder da Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas.

Em 2023, milhares de pessoas em mais de 114 cidades brasileiras participaram das inúmeras atividades programadas.

Entre os destaques estavam palestras educativas; homenagens aos agricultores e visitas para estudantes do entorno de nossas unidades de recebimento.

Ainda nesta edição, foram plantadas mais de 30 mil mudas de árvores, atividade diretamente conectada à missão de preservar o planeta.