Responsável pela produção de alimentos, fibras e energia a partir do uso de recursos naturais, o agronegócio caminha junto ao meio ambiente, que, por sua vez, fornece os recursos necessários para a atividade agrícola, como solo fértil, água e clima adequado.
Essa relação entre o meio ambiente e o agronegócio é fundamental para garantir a segurança alimentar, a conservação da vida terrestre e a sustentabilidade ambiental.
Sendo assim, a adoção de práticas sustentáveis no agro é benéfica tanto para o meio ambiente, como para a própria atividade agrícola, permitindo a produção de alimentos de forma duradoura e responsável.
Atitudes simples de preservação podem garantir qualidade de vida e o futuro das próximas gerações.
Plantar árvores, por exemplo, foi a ação escolhida pela COPLACANA, por meio dos Núcleos Jovem, Mulher e setor Jurídico, para contribuir com a natureza.
Ao todo, 40 mudas de espécies nativas para APP (Área de Preservação Permanente) foram plantadas por 20 pessoas, entre colaboradores e cooperados, em volta de um tanque da propriedade de Silaine Bortoletto, em Piracicaba (SP), e numa área de córrego.
Esta é a primeira vez que a produtora rural Silaine participa deste tipo de ação.
“Nunca tinha feito esse tipo de plantio. Senti que estava cooperando e contribuindo para a natureza com o plantio de árvores. O agro e o meio ambiente têm que caminhar juntos, afinal, um leva ao outro. Precisamos dar continuidade a trabalhos como esses, para contribuirmos para nós e para as futuras gerações, dando o exemplo”, comentou.