Tecnologia e inovação estão inerentes no DNA da COPLACANA. Com foco em modernizar os processos visando mais segurança aos cooperados, a cooperativa implantou um novo sistema ERP.
A migração se dá para o SAP, sistema de gerenciamento de dados adotado por grandes empresas que revolucionou negócios de diversas áreas.
A ferramenta trará inúmeros benefícios aos cooperados, como agilidade e sustentabilidade, impactando de forma positiva o relacionamento.
Com esta migração, em discussão desde o início de 2021, as operações serão mais avançadas e sistematizadas.
A decisão da troca de sistema aconteceu após um longo período de análise de toda equipe em prol da expansão da cooperativa, que vem crescendo e precisa de um sistema que comporte a operação a partir do tamanho que ela tem hoje.
O gerente de sistemas da COPLACANA, Fábio Borges, responsável pela implementação do SAP e pela parte técnica da execução, explica como o SAP deve tornar a cooperativa mais competitiva. “Precisamos sempre buscar melhores formas de operar, com rapidez de atendimento, eficiência operacional, transparência nas transações e segurança de informação. Pelo tamanho das nossas operações, o mercado exige que tenhamos controles mais efetivos e seguros. Isso é percebido e reconhecido pelo mercado, seja por instituições financeiras, auditorias, parceiros e governo. Todas essas questões que já suportam nossos diferenciais competitivos serão potencializadas com a implantação do SAP.”
O processo de migração de sistema não é simples e por conta disso toda a diretoria está envolvida, desde o presidente, diretores executivos e uma equipe de usuários-chave de áreas específicas.
Para Arnaldo Antonio Bortoletto, presidente da COPLACANA, o SAP visa dar suporte ao crescimento da cooperativa e sua diversidade de negócios. “A adoção do SAP dialoga com nosso planejamento estratégico de diversificação e de oferecer mais transparência às instituições parceiras, sejam financeiras, fornecedores de produtos e insumos, bem como acompanhar o crescimento de nossa parceria com a Massey dentro da venda de maquinários. Essa é nossa intenção, é o que a gente espera que o sistema traga de benefícios, tanto para nossos colaboradores, como para os nossos cooperados.”
Cláudio Rossi, diretor administrativo financeiro da COPLACANA, disse que o que está acontecendo não é uma mera troca de sistema, mas sim uma transformação da cooperativa como um todo. Não à toa, o movimento de migração para o SAP, que teve início em janeiro, recebeu o nome de Transformação.
Segundo Rossi, a migração traz consigo a necessidade de mudança comportamental dos colaboradores, adoção de novos procedimentos e planejamentos, “sem perder a essência principal da COPLACANA, que é atender o cooperado de uma forma prioritária e ágil”, afirma.
Para Fábio Veloso, diretor de operações da COPLACANA, a mudança para o SAP representa um grande avanço, principalmente porque deve preencher lacunas importantes em relação ao antigo sistema, que já não comportava mais o crescimento da cooperativa, principalmente em relação aos novos negócios.
“Nos últimos anos, crescemos bastante e diversificamos nossos negócios com a entrada de grãos, pecuária, maquinários e implementos. O SAP chega para nos dar mais agilidade e competitividade”, afirma Veloso.
Espaço Transformação
Para explicar aos cooperados, colaboradores e parceiros a mudança de sistema com o máximo de transparência, a COPLACANA montou o Espaço Transformação, localizado na matriz, em Piracicaba (SP). O ambiente, no qual estão acontecendo as reuniões e treinamentos em torno do SAP, é uma vitrine, onde todos poderão visualizar o trabalho.